Portal Você Online

Lula lava as mãos sobre declaração do amigo Maduro

O presidente Lula disse, ontem (19), que a Venezuela é “livre para eleger quem quiser”. A declaração foi feita dois dias depois de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ter dito que pode haver um “banho de sangue” ou uma “guerra civil” caso ele perca as eleições no próximo dia 28.

“Por que eu vou querer brigar com a Venezuela, com a Nicarágua, com a Argentina? Eles que elejam os presidentes que quiserem. O que me interessa é a relação de Estado para Estado, o que que o Brasil ganha e o que perde nessa relação”, esquivou-se.

Lula destacou que o Brasil mantém uma boa relação com todos e que seria o único em todo o mundo sem disputas com outras nações. “Uma coisa que temos que ninguém tem: não tem nenhum país do mundo sem contencioso com ninguém como o Brasil. Não existe. Todo mundo gosta do Brasil, e o Brasil tem que gostar de todo mundo”, salientou.

Lula é um dos últimos interlocutores de Maduro nas Américas. O presidente brasileiro, apesar de dizer que o país vizinho precisa garantir eleições transparentes e democráticas, tem sido cobrado para ter uma postura mais dura com o venezuelano, depois de diversas denúncias de tentativas de manipulação do pleito presidencial com a perseguição da oposição. Lula, inclusive, mediou a interlocução entre Maduro e o presidente da Guiana, Irfaan Ali, uma vez que o chefe do governo da Venezuela decretou, unilateralmente, que a região de Essequibo pertence ao seu país.

As declarações do presidente ocorreram na cerimônia em que foram anunciados investimentos de R$ 15 bilhões em obras nas rodovias Via Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101), em São José dos Campos (SP). Também participaram da solenidade os ministros e vice-presidente Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Renan Filho (Transportes), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Fernando Haddad (Fazenda).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *