Uma “brincadeira” perigosa ocorrida no banheiro de uma escola em Manaus foi compartilhada nas redes sociais nesta quarta-feira (21), gerando preocupação entre pais e professores.
No vídeo, feito pelos próprios alunos, um menino é visto prendendo a respiração enquanto um adolescente pressiona seu peito contra a parede, o que provoca o desmaio da criança.
O incidente aconteceu na Escola Estadual Antóvila Mourão Vieira, localizada no bairro São Lázaro, zona sul da capital.
Nas imagens, a criança aparece acompanhada por outros alunos. Um deles pressiona seu peito para causar o desmaio, enquanto outro filma a cena e um terceiro observa. Em determinado momento, o adolescente que executa a ação pede para não ser filmado, mas o colega insiste para que ele relaxe.
A prática, conhecida como “jogo do desmaio”, é extremamente perigosa e pode resultar em perda de consciência devido à asfixia. Especialistas alertam que essa “brincadeira” pode causar uma parada cardiorrespiratória grave, com duração superior a três minutos. A falta de oxigenação no cérebro pode comprometer funções vitais, causar sequelas neurológicas permanentes ou até levar à morte.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar informou que os alunos envolvidos relataram estar replicando um desafio visto na internet.
Os pais dos envolvidos foram convocados para comparecer à escola, mas até a quarta-feira (21), ainda não haviam se apresentado.
A Secretaria também comunicou que os alunos foram suspensos por três dias. Uma equipe psicossocial esteve na escola para orientar os estudantes sobre os riscos dessa prática e prestar atendimento para evitar que o incidente se repita. O Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise) foi acionado e realizará atividades com os alunos da instituição.


