
O MPAM (Ministério Público do Amazonas) recomendou, nesta terça-feira (10), que a (UPT) Unidade Prisional de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) instale cerca elétrica ao redor da cadeia e faça revistas periódicas, pelo menos uma vez por mês, sem aviso prévio, com o apoio da Polícia Militar.
As medidas são para aumentar a segurança no presídio onde houve rebeliões e fugas em 2023. As recomendações são da 1ª Promotoria de Justiça de Tefé. “Diante das inspeções in loco, constatamos a necessidade de reforçar o aparato de segurança que circunda a Unidade Prisional de Tefé”, disse o promotor Thiago de Melo Roberto Freire.
O MP pretende entrar na Justiça com uma Ação Civil Pública para obrigar o Governo do Amazonas a instalar câmeras de segurança para monitorar as atividades dos presos.
A segunda recomendação é para substituir veículo utilizado como ambulância. O estado atual de conservação do veículo foi considerado insatisfatório, comprometendo o atendimento médico de emergência para os internos.
O Estado tem dez dias úteis para informar sobre o acatamento da recomendação e apresentar um cronograma para as medidas a serem tomadas, com a implementação das mesmas em prazo máximo de 150 dias a partir do recebimento da recomendação.