Portal Você Online

Estiagem: especialista orienta sobre cuidados na prática de atividades físicas

Em período de sol e calor intensos, predominantes no chamado verão amazônico potencializado pela estiagem com a baixa umidade e qualidade do ar comprometidos, é preciso tomar cuidados em relação à prática das atividades físicas, especialmente ao ar livre. Exercitar-se é fundamental para manutenção da saúde, mas adaptar os treinos às condições ambientais é igualmente importante. O alerta é do personal trainer da Fórmula Academia, Gabriel Souza.

“Durante esse período de calor extremo, é importante priorizar lugares fechados e climatizados. Em um lugar climatizado, onde há um controle da qualidade do ar, como em uma academia, você está livre de inalar poluentes vindos de fumaça e, também, de se expor ao calor extremo, que tem graves consequências, especialmente para pessoas com comorbidades e idosos”, adverte.

Reduzir a frequência de exercícios físicos ao ar livre e a intensidade deles é o mais indicado nesse momento, de acordo com o profissional da Fórmula, que é especialista em musculação avançada.

“Todos os exercícios de alto rendimento exigem muito da respiração profunda. Um atleta se exercitando vigorosamente pode aumentar sua frequência de respiração de 40 a 60 vezes por minuto. Isso significa de 100 a 150 litros de ar. Ou seja, inalação de fumaça de gases com altos índices de nitrogênio, dióxido de enxofre e ozônio. Então, nesse momento, reduza a frequência e intensidade dos exercícios ao ar livre. Se ainda assim optar por esses exercícios, prefira atividades mais leves, como caminhadas. Evite práticas que exigem muito esforço cardiorrespiratório”, indica.

Atenção aos horários

No atual cenário, de acordo com Gabriel Souza, os piores horários para a prática de atividades físicas ao ar livre são nos extremos – no início e no final do dia, quando a sujeira do ar desce. “Por hora, é bom priorizar a segurança. Sabemos que manter-se ativo é fundamental, mas adaptar os treinos às condições ambientais é ainda mais importante.

Com a qualidade do ar comprometida, cada cuidado faz a diferença para proteger a saúde. Escolha o melhor ambiente, ajuste à sua rotina e siga as orientações de profissionais capacitados, assim você mantém a saúde em dia, sem abrir mão da atividade física”, conclui.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *