Falta pouco mais de um mês para o mundo conhecer o melhor jogador de futebol do planeta da última temporada. No dia 28 de outubro, a consagrada revista France Football anunciará o dono da Bola de Ouro em uma cerimônia especial no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Ao todo, 30 atletas disputarão o prêmio na categoria masculina, sendo que o principal favorito é o único brasileiro da lista, o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid. Ele tem a concorrência do meia inglês Jude Bellingham, seu companheiro de clube, e também do volante espanhol Rodri, do Manchester City.
Mais do que a opinião pública, o trio também lidera as cotações das casas de aposta online, mas neste caso Vini e Rodri são quem aparecem com maior destaque, deixando Bellingham um pouco mais para trás. Além disso, o Real Madrid é o clube com mais indicados no top 5, com três representantes.
Vinicius Júnior (Real Madrid)
Naquela que é considerada sua melhor temporada, técnica e estatisticamente, Vini alcançou ótimos números com a camisa do Real Madrid. Em 39 jogos oficiais, ele marcou
24 gols e ofereceu 11 assistências, com uma média de 0,9 participações diretas em gol por partida. Coletivamente, o brasileiro camisa 7 foi campeão da Supercopa da Espanha, do Campeonato Espanhol e da Champions League.
O seu segundo título europeu, inclusive, foi coroado com o prêmio de melhor jogador da competição, com seis gols e cinco assistências em dez jogos disputados. Assim como na primeira conquista, em 2021-22, Vini deixou o dele na decisão, com vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund.
Rodri (Manchester City)
Peça fundamental no time de Pep Guardiola, o volante Rodri é um jogador que, até pela sua posição de origem, não tem números exorbitantes no ataque, mas sua presença em campo é como um ponto de equilíbrio da equipe. Com a camisa do City, o espanhol participou de 50 jogos na última temporada, marcando nove gols e dando 14 assistências. Foi campeão da Premier League, da Copa da Inglaterra, Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes.
Já pela Seleção Espanhola, Rodri foi titular absoluto na conquista da Eurocopa, chegando a fazer um gol durante a campanha, na goleada por 4 a 1 sobre a Geórgia, nas oitavas de final.
Jude Bellingham (Real Madrid)
Visto por muitos como o principal concorrente de Vini Jr. na disputa pela Bola de Ouro, o meio-campista inglês em certo momento do ano era uma unanimidade quanto à conquista do prêmio de melhor jogador do mundo, mas aos poucos isso foi mudando, principalmente devido à ascensão do brasileiro nas fases decisivas das competições.
Mesmo assim, os números do camisa 5 são melhores, com 23 gols e 13 assistências em 42 jogos pelo Real Madrid. Bellingham via a Eurocopa como sua melhor chance de provar que ainda merecia ser o escolhido, chegou até a decisão com a Inglaterra, mas não brilhou como esperado. Ao menos foi melhor do que Vini, que não passou das quartas da Copa América com o Brasil.
Dani Carvajal (Real Madrid)
Na quarta posição da lista de favoritos nas casas de apostas, um nome tanto quanto incomum. Afinal, ninguém duvida das qualidades de Dani Carvajal, mas o lateral-direito espanhol é no mínimo uma surpresa nesse top 5. Joga a seu favor o fato de ter feito um dos gols na final da Champions e também ter sido o titular da Fúria na conquista da Eurocopa.
Lamine Yamal (Barcelona)
Por falar no título espanhol na Euro, o ponta-direita de apenas 17 anos foi um dos destaques da campanha da seleção, sendo eleito o melhor jogador jovem do torneio, depois de marcar um gol e dar quatro assistências, uma delas na final contra a Inglaterra. Pelo Barcelona, não deixou a desejar, e participou diretamente de 16 gols na temporada, com sete bolas na rede e nove assistências.
Os 11 principais favoritos à Bola de Ouro
Vinicius Júnior (Real Madrid) – 1,45
Rodri (Manchester City) – 2,60
Jude Bellingham (Real Madrid) – 20,00
Dani Carvajal (Real Madrid) – 25,00
Lamine Yamal (Barcelona) – 40,00
Kylian Mbappé (Real Madrid) – 50,00
Lautaro Martínez (Internazionale) – 60,00
Toni Kroos (Real Madrid) – 75,00
Ademola Lookman (Atalanta) – 75,00
Dani Olmo (Barcelona) – 75,00
Nico Williams (Athletic Bilbao) – 75,00