
O navio-draga Hopper Lindway deve começar a dragagem de pontos críticos para a navegação do Rio Amazonas, no trecho entre a Bacia do Rio Madeira e a Costa do Tabocal, no município de Itacoatiara, Região Metropolitana de Manaus – a 170 km da capital amazonense.
A embarcação chegou em Manaus no sábado (12) e deixou a cidade após passar por inspeção da Receita Federal e obter as licenças devidas para realizar o trabalho neste trecho de aproximadamente 200 km, que serão percorridos em até 45 dias, conforme contrato firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT) e a empresa DT Engenharia, vencedora de licitação e responsável pela contratação do navio-draga, cujo porto de origem é Norfolk, nos Estados Unidos.
Hopper Lindway é uma embarcação especializada na dragagem de rios, especialmente eficaz em áreas fluviais como os rios Amazonas e Madeira, no Amazonas.
Este tipo de draga funciona removendo sedimentos do leito do rio, garantindo a manutenção da profundidade adequada para a navegação e prevenindo problemas como o assoreamento, que pode dificultar o transporte fluvial e causar enchentes.
A operação da draga Hopper é relativamente eficiente, pois ela utiliza bombas poderosas para aspirar areia, lama e outros detritos do fundo do rio para um compartimento de armazenamento interno também chamado de “hopper”.
Após a coleta, os sedimentos podem ser descartados em áreas previamente designadas ou reaproveitados para aterros ou recuperação de áreas degradadas.
Outra possibilidade é descartar os sedimentos em outra área do rio que tenha grande profundidade.
Um dos grandes diferenciais desse tipo de draga é sua capacidade de operar em movimento, permitindo que ela continue dragando enquanto navega pelo curso do rio, otimizando o processo e cobrindo áreas mais extensas em menos tempo.
Nos rios Amazonas e Madeira, que apresentam um ciclo hidrológico intenso devido às cheias e secas, a dragagem é essencial para manter as vias navegáveis e preservar o fluxo contínuo das embarcações que transportam mercadorias, especialmente durante os períodos de estiagem, como atualmente.
A draga Hopper, ao realizar essa manutenção preventiva e corretiva, contribui para a segurança da navegação e o desenvolvimento econômico da região, uma vez que facilita o escoamento de produtos e melhora a conectividade do Amazonas e especialmente o Polo Industrial de Manaus com o restante do país e do mundo