
O resultado final das eleições municipais mostra que 338.445 pessoas deixaram de votar no segundo turno na cidade de Manaus. O número é mais elevado que o do primeiro turno, quando 280.136 eleitores se abstiveram de comparecer às urnas.
O número na segunda rodada cresceu após 58.309 pessoas não votarem. Em percentuais, a abstenção chegou a 23,4%.
O número é quase cinco pontos maior que a abstenção das eleições de 2020, quando 18,23% dos eleitores deixaram de votar no primeiro turno.
A abstenção de 2024 também superou a do segundo turno do pleito passado, em que 22,43% não votaram. Destaca-se o fato de que as eleições de 2020 ocorreram em meio à pandemia de Covid-19.
O recorde foi impulsionado pelo feriado prolongado na capital amazonense em virtude do aniversário de Manaus em 24 de outubro e do Dia do Servidor Público em 28 de outubro, culminando ainda em um ponto facultativo na sexta-feira (25), totalizando em quatro dias de folga.
“Quem tem dinheiro para viajar? Em tese, aqueles eleitores que são de renda maior e pró-Bolsonaro. Quem tem dinheiro para fazer incursões, ir para seus sítios, hotéis de selva? Classe média e alta. Proporcionalmente, isso tende a ser mais prejudicial à candidatura de Alberto Neto, que é mais bem votado nesse eleitorado”, avaliou.