/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/d/h/vG2FRHR8AFyhZXTaRA1w/classificacao-sq3.png)
A McLaren mostrou força na qualificação para a corrida sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1 e colocou os dois carros na primeira fila. O australiano Oscar Piastri ficou com a pole position para a disputa no sábado (2), com o tempo de 1m08s899. Ele superou o companheiro de equipe Lando Norris por pouco: o britânico vinha dominando a sessão até então, mas terminou com 1m08s921 e acabou atrás por apenas 29 milésimos.
Charles Leclerc, da Ferrari, fechou o top 3 com o tempo de 1m09s153. Max Verstappen, líder do campeonato com a RBR, terminou em quarto lugar. O destaque negativo ficou com Lewis Hamilton: o piloto da Mercedes não foi bem no SQ2 e amargou a eliminação. O britânico largará na 11ª colocação.
A impressão inicial durante a qualificação sprint era de que Lando Norris ficaria com a pole position: além de ter feito o melhor tempo no treino livre realizado na manhã desta sexta-feira (1), o britânico ficou na primeira posição no SQ1 e no SQ2, com boa distância para o segundo colocado. Oscar Piastri, no entanto, guardou o seu melhor para o final e vai largar na pole.
A etapa de São Paulo será a penúltima com corrida sprint nesta temporada. Depois da disputa em Interlagos no sábado (2), apenas o Grande Prêmio do Catar terá esse tipo de prova ainda em 2024. Vale destacar que a sprint distribui pontos apenas para os oito primeiros colocados. O vencedor recebe oito pontos, o segundo sete e assim sucessivamente até o oitavo colocado, que anota um tento.
A corrida sprint acontece em Interlagos neste sábado (2), às 11h da manhã (horário de Brasília).