
Desde 2009, a Black Friday é um momento tradicional para aproveitar ofertas e fazer compras de produtos em lojas físicas e virtuais. O dia a dia do consumidor passa a ficar carregado por promoções de todos os lados. Neste cenário, como saber economizar para não comprar mais que deveria?
No Brasil, especificamente, a data unida ao custo de vida e a falta de educação financeira adequada podem causar endividamento das famílias, já que o excesso e itens desnecessários costumam entrar no carrinho dos consumidores.
Para evitar esta situação, o especialista em finanças pessoais e investidor imobiliário Douglas Araújo lançou um livro onde oferece dicas práticas sobre como lidar com o dinheiro, evitar gastos e outras formas de administrar as finanças pessoais.
Douglas fala sobre como gastar de forma consciente durante a Black Friday, aproveitar os descontos sem criar dívidas, além de ajudar as pessoas a celebrarem as festas do fim de ano com um saldo positivo na conta.
Conforme o livro “Cresca e Enriqueça”, uma vez consciente da necessidade do planejamento e do autocontrole, o próximo passo é definir metas financeiras claras e realistas. Estabelecer objetivos desafiadores, criar um cronograma e investir em conhecimento financeiro podem transformar a relação com o dinheiro.

No livro, Araújo apresenta conceitos como renda fixa e variável – entre elas CDB, LCI, LCA, ações, câmbio e fundo imobiliário –, o educador financeiro mostra como identificar o próprio perfil de investidor e fazer as melhores escolhas para aplicar dinheiro e conquistar os lucros que levarão ao primeiro milhão.
No livro, ele apresenta as ferramentas e estratégias necessárias para se tornar um investidor capaz de diversificar as fontes de rendimento para que o patrimônio cresça de maneira sustentável e organizada.


