Portal Você Online

Assistência à criança e ao adolescente melhorou em 28 cidades do Amazonas; veja quais

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil divulgou nesta quarta-feira (6) que no Amazonas 28 cidades melhoraram políticas públicas municipais para crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Essas cidades avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas. 

Segundo o Unicef, as cidades se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência ao melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais. 

Os 28 municípios ganharam o Selo Unicef, que identifica cidades com qualidade de vida apropriada para crianças e adolescentes. Eles se destacaram na imunização, educação e proteção contra as violências. 

“Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O Unicef comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais”, disse Youssouf Abdel-Jelil, representante do Unicef no Brasil.   

O Selo UNICEF será entregue, oficialmente, aos municípios do Amazonas em um evento em Manaus no dia 5 de dezembro.

Confira, a seguir, as principais conquistas que esses municípios alcançaram em quatro anos:  

Mais crianças imunizadas 

Coberturas vacinais melhoram mais nos 28 municípios em comparação à média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D2i aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados pelo Selo UNICEF no Amazonas o aumento foi de 8,8% (de 44,1% para 48%). 

Mais crianças na escola

O abandono escolar caiu nesses municípios. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Nos 28 municípios certificados no Amazonas, a queda foi maior: 39,3% (saindo de 3,5% e chegando a 2,1% de taxa de abandono). 

Mais crianças protegidas 

A aferição do grau de proteção é com base em dados dos Conselheiros Tutelares, chamado Sipia (Sistema de Informação para Infância e Adolescência), que está disponível em todo o país, mas que nem sempre é utilizado. 

Nas cidades certificadas no Amazonas, o número de notificações de violências contra crianças e adolescentes aumentou passando de 1 notificação em 2020 para 1.187 em 2023. No mesmo período, nacionalmente, as notificações aumentaram de 118.995 para 578.859. 

O Unicef reuniu dados de 2.023 municípios de 18 estados. Desses 923 alcançaram todas as metas. 

Confira as cidades premiadas com o Selo Unicef.

Alvarães

Atalaia do Norte

Autazes

Barreirinha

Benjamin Constant

Boa Vista do Ramos

Boca do Acre

Borba

Careiro

Careiro da Várzea

Coari

Codajás

Eirunepé

Fonte Boa

Guajará

Humaitá

Iranduba

Itapiranga

Manacapuru

Manicoré

Novo Airão

Novo Aripuanã

Presidente Figueiredo

São Gabriel da Cachoeira

São Sebastião do Uatumã

Tabatinga

Tonantins

Urucurituba

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *