A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) celebra 55 anos de compromisso em melhorar a qualidade de vida dos amazonenses, por meio do acesso à água tratada e de qualidade. Instituída em 13 de novembro de 1969, a Companhia vem atuando no saneamento do Estado do Amazonas através da captação, tratamento e distribuição de água para consumo humano, e, acima de tudo, levando dignidade à população atendida.
O legado da Companhia ao longo de 55 anos de atuação vem de momentos de extrema relevância enquanto atendia à capital do estado, Manaus, e aos municípios onde opera até nos dias atuais.
Um dos marcos na história se passa a partir de janeiro de 2019, quando o governo do Amazonas expandiu ainda mais o campo de atuação da estatal e aperfeiçoou os serviços oferecidos, incluindo outros municípios que estavam com o sistema depredado que, hoje, totalizam 15 cidades.
Dessa forma, há 5 anos, a Cosama tem se reinventado com o comprometimento de capacitar seus colaboradores para atender da melhor forma possível cada morador que recebe, diariamente, em sua residência água tratada, como destaca o diretor-presidente da Cosama, Denison Gama.
O diretor-presidente afirma a importância do quanto a Cosama é responsável pela universalização do saneamento básico no Amazonas, fazendo com que cada colaborador entenda sua participação no compromisso de atender uma das premissas desse objetivo, que é alcançar 99% da cobertura de água nos centros urbanos.
Histórias de colaboradores de geração a geração
Nesses 55 anos, a Cosama capacitou e segue capacitando gerações de profissionais que integram o quadro de colaboradores, atuando em vários departamentos e contribuindo com o desenvolvimento das atividades diárias. Como exemplo, a advogada Maria das Graças Antony, que iniciou sua carreira profissional na sede da Companhia, em Manaus, há 46 anos e fala da sua experiência ao longo de mais de quatro décadas de dedicação com seu trabalho.
A advogada ainda ressaltou a importância da Companhia para a cidade de Manaus, que anos atrás deixou seu legado contribuindo com o desenvolvimento da capital por meio de grandes investimentos no tratamento do sistema de abastecimento de água.
Visando o futuro, a Cosama valoriza e potencializa jovens aprendizes em início de carreira, que buscam oportunidades e experiências, contribuindo com o desenvolvimento de uma mão de obra qualificada e preparada para os desafios do mercado de trabalho. Assim como Graça Antony, a jovem Rayka Simão Barbosa, estudante de Direito, marcou o início de sua carreira profissional dentro da estatal, iniciando como menor aprendiz, depois se tornou estagiária e, hoje, contratada como funcionária, atua na assessoria jurídica, mesmo setor da advogada.
Superações e conquistas
O trabalho do Governo do Amazonas, por meio da Cosama, nos últimos cinco anos, vem fazendo a diferença no interior para atender às necessidades de gestão e ampliação da atuação com grandes investimentos em obras nos 15 municípios onde opera. A partir de 2019, o governo investiu em reformas e ampliações das agências, reestruturou e capacitou colaboradores; inaugurou grandes obras como a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Benjamin Constant e levou abastecimento água para famílias de um dos bairros do município que não recebiam água há 50 anos; além das assinaturas dos termos de cooperação técnica para aplicar nos trabalhos de intervenções nas cidades que apresentavam um déficit no sistema de abastecimento, e, assim, a água passasse a ter um melhor tratamento.
Ir além do perímetro urbano também não esteve fora das ações da Cosama. E por isso, no ano de 2020, foi criado o Programa Água Boa, que leva água própria para o consumo humano para comunidades, através de um sistema simplificado de tratamento e conta, atualmente, com 50 sistemas instalados para atender ribeirinhos de 14 municípios, contemplando mais de 5 mil famílias.
No ano de 2022, a Companhia inaugurou um marco histórico com a primeira fábrica envasadora de água da Cosama, localizada em Manaquiri (AM). A fábrica tem a capacidade de produzir, em média, 450 mil copos de água por mês, colaborando também com outros setores governamentais. Outros marcos registrados de 2023 a 2024, incluem a aquisição de duas máquinas purificadoras de água e uma de tratamento de osmose, que somam com ações sociais e eventos culturais, entregando água tratado em copos biodegradáveis, ajudando a preservar o meio ambiente.
Além dos serviços e atividades rotineiras, a Cosama participa ativamente de ações para levar saúde e cidadania ao amazonense, reforçando o compromisso de uma empresa parceira, integrada e comprometida com a sociedade e o meio ambiente.
Ações Sociais
Por fazer parte da administração indireta do Governo do Amazonas, a Cosama acredita que sua missão é, também, de cunho social, e visa contribuir com as atividades que beneficiam os amazonenses. Dessa forma, é possível dizer que nos últimos cinco anos a Companhia participou ativamente de ações sociais que promovem a qualidade de vida e bem-estar por todo o Amazonas. Entre as quais, destacam-se: Projeto Água nas Torcidas, Natal Itinerante, Copa do Mundo, Auxílio Estadual, Corrida de 53 anos da Cosama, Governo Presente, entre outros eventos culturais e esportivos.
Para seus dirigentes e funcionários, a visão de futuro da Cosama, após cinco anos de gestão, está maior e mais amadurecida. E isso motiva a equipe a buscar qualidade e melhoria nos serviços prestados por uma Companhia que já atua a mais de 55 anos no estado, com a valorização do patrimônio estadual e em benefício do povo amazonense.