O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou em Manaus, às 12h30 deste domingo (17), para uma visita histórica à região amazônica. Biden foi recebido pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima e pelo prefeito de Manaus, David Almeida.
Ele estava acompanhado da filha Ashley e da neta Natalie. A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, também está na comitiva.
Duas aeronaves do governo americano pousaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital amazonense às 12h30 – hora Manaus, uma a menos que o fuso de Brasília. O Air Force One, avião presidencial em que estava Biden, pousou neste horário depois de ter decolado de Lima, no Peru, no fim da manhã, num voo de 1h40.
Por volta das 14h, já na capital do Amazonas, o democrata embarcou em um helicóptero modelo VH-60N White Hawk para fazer o sobrevoo de helicóptero pela região. Outros seis helicópteros da Força Aérea Americana decolaram para realizar a escolta do presidente durante o passeio.
Biden sobrevoou o Encontro das Águas, a Reserva Florestal Adolpho Ducke e o Museu da Amazônia (Musa), para onde seguiu após o passeio, encerrado às 13h42.
No Musa, às 14h30, o presidente fez um rápido pronunciamento oficial para a imprensa, conforme informações divulgadas pelo governo americano.
Esta é a primeira vez que um presidente em exercício dos Estados Unidos visita a região da amazônia brasileira, conforme a Casa Branca.
Manauaras
A visita do presidente Biden mobilzou boa parte dois manauaras neste domingo. Muitos mudaram a rotina e foram assistir a aterrissagem do Air Force One do lado externo da cabeceira da pista na Avenida do Turismo, na zona Oeste da cidade.
Desde às 9h, centenas de pessoas se aglomeraram nas margens da avenida para aguardar a chegada do Boeing 747 presidencial.
Debaixo de um sol forte os dois aviões americanos foram recebido com aplausos pelo público que esperava no local, num estacionamento improvisado a beira da pista. O espaço aéreo foi fechado, a partir do meio-dia para a chegada das duas aeronaves.
As medidas se segurança limitaram os acessos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e cercanias pela Polícia Militar. O movimento no saguão do terminal foi jormal, apenas com uma manifestação de um grupo de palestinos pela criação do território paleatino e contra Israel.