O presidente Lula começou a receber nesta segunda-feira (18) os chefes de Estado e de governo para a Cúpula de líderes do G20, que está sendo realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. Entre os líderes que já chegaram estão o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente da China, Xi Jinping, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente da Argentina, Javier Milei.
A Argentina é o único país presente na cúpula que não aderiu à aliança contra a fome e a pobreza, principal bandeira brasileira na presidência do G20. O cumprimento de Milei foi um dos mais frios. Durou apenas 15 segundos.
Já o presidente americano quebrou o protocolo na entrada da cúpula. Ao desembarcar no MAM, Biden evitou a rampa de acesso que levaria até Lula, e usou um acesso restrito por dentro do prédio. Após alguns minutos de impasse, o líder americano reapareceu para cumprimentar seu homólogo brasileiro. A caminhada do ponto de desembarque até a entrada da cúpula, caminhando pela rampa, leva cerca de dois minutos.
A saúde física e mental de Biden, de 81 anos, foi questionada diversas vezes durante a sua gestão, sendo um dos motivos que o levaram a desistir da corrida presidencial, em julho. Vídeos do presidente americano apresentando dificuldade de locomoção, tropeçando ou mesmo aparentando estar perdido em alguns compromissos viralizaram ao longo do ano.