A Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aferiu que o volume de serviços, em setembro, no Amazonas, ficou em 8,2%, 7,2 pontos percentuais (p. p.) acima do resultado nacional (1,0%) e foi o segundo melhor do País atrás apenas do Piauí (16,2%).
Na comparação com setembro de 2023, a variação do volume de serviços, no Amazonas, ficou em 18,9% em setembro deste ano. No acumulado de 2024, o índice foi de 8,5% e no acumulado em 12 meses (out/2023/set/2024) a taxa ficou em 5,5% em setembro.
“Neste índice que mede a variação acumulada no ano, o Amazonas teve o melhor resultado do país, foi o melhor valor no índice desde fevereiro. Mas no índice acumulado em 12 meses, foi apenas o 5º melhor. O que sugere que o desempenho do setor nos últimos meses do ano passado ficou bem aquém do que o que estamos começando a observar este ano, e é o que a média móvel de setembro demonstra, ela atingiu o dobro da observada em agosto e aponta pra aumento do volume de serviços desde agosto“, analisa o chefe do setor de Disseminação da Informação do IBGE, Luan da Silva Rezende.
Para Rezende, o mês de setembro foi bastante positivo para o setor de serviços do Amazonas, o setor obteve ótimos resultados em todos os índices aferidos pela Pesquisa Mensal de Serviços, evidenciando a força deste setor na economia do Estado