Portal Você Online

Amazonas registra queda de 6,6% nos casos de HIV

O Amazonas registrou uma redução de 6,6% nos casos de HIV nos primeiros 11 meses de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados constam no painel epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª. Rosemary Costa Pinto (FVS/RCP-AM).

De janeiro a novembro deste ano, o estado contabilizou 2.370 novos casos do vírus, enquanto no mesmo período do ano anterior foram contabilizados 2.539 casos.

O painel mostra ainda que abril foi o mês com o maior número de registros, com 284 novos casos, o que representa 12% do total registrado nos 11 meses do ano.

Em relação ao sexo e à faixa etária com a maior predominância de casos, homens, na faixa etária de 20 a 39 anos, são os mais afetado, com 1.131 casos. O número representa 47,7% do total.

Assim como no ano anterior, o principal modo de transmissão do vírus continua sendo sexual, seguido pela transmissão por meio de drogas injetáveis e pela transmissão vertical, que ocorre quando a infecção é transmitida da mãe para o feto no útero ou para o recém-nascido durante o parto.

O número de mortes causadas pela AIDS, doença causada pelo vírus HIV, também apresentou uma queda de 12,63%. Enquanto no ano passado, de janeiro a novembro, 285 pessoas faleceram em decorrência da doença, neste ano 249 mortes foram registradas no mesmo período.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, o HIV continua sendo um problema de saúde global. No entanto, com o aumento do acesso à prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados, a infecção pelo vírus tornou-se uma condição gerenciável, permitindo que as pessoas vivendo com HIV tenham uma vida longa.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *