UEA divulga lista dos aprovados do Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado para 2025.
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou os nomes aprovados no Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) para 2025 nesta sexta-feira (06), em Manaus. No primeiro ano da nova lei de cotas da instituição, 98% dos novos universitários são amazonenses.
Neste ano, para o acesso ao 2025, a UEA disponibilizou 3.954 vagas, sendo 1.641 para o Vestibular, sendo 183 vagas para alunos indígenas, 26 vagas para alunos pretos e 342 vagas para Pessoa com Deficiência (PcD).
Para o SIS, foram disponibilizadas 2.313, sendo 200 vagas para alunos indígenas, 152 vagas para alunos pretos e 434 vagas para Pessoa com Deficiência (PcD).
Essa foi a primeira edição do Vestibular e SIS estabelecida pela Lei n° 6.898, de maio de 2024, que regula as vagas oferecidas em concursos de vestibulares da UEA, com 50% das vagas destinadas a alunos do estado do Amazonas e as outras 50% das vagas para ampla concorrência, como resultado 98% dos aprovados foram amazonenses.
“Nós tínhamos uma outra lei, julgará inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, fizemos uma nova e conseguimos ter 98% dos aprovados como amazonenses. Isso nos mostra que estamos caminhando para que a UEA continue exercendo seu papel de oferecer educação de qualidade para o povo do Amazonas” disse o reitor André Zogahib.
Matrícula
Os aprovados na primeira chamada tem que ficar atentos porque o processo de matrícula começa a partir desta sexta-feira (06).
Pessoas com deficiência e pretos devem começar a reunir as documentações para o envio e avaliação pela UEA, o edital de está disponível no site da universidade.
“O envio dos documentos começa neste sábado (7), e na próxima semana tem a banca de avaliação tanto de PCD quanto heteroidentificação” disse o diretor da Comissão Geral de Concursos (CGC), Prof. Dr. Jonas Oliveira.
O ano letivo de 2025 está previsto para começar no fim de fevereiro, por isso a UEA pede atenção aos prazos do edital para que os aprovados não percam o período de matrícula e, consequentemente, a vaga nos cursos do ensino superior.