Portal Você Online

Residências amazonenses: geladeira predomina, seguido da máquina de lavar e fogão a lenha ainda usado

Novos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua): “Características Gerais dos Domicílios e Moradores 2023”, divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que a geladeira é o eletrodoméstico mais presente nos mais de 1,2 milhão de domicílios do Estado.

Na outra ponta está o fogão movido a gás ou eletricidade.

A PNAD Contínua investigou a prioridade na posse de bens, nós domicílios do Amazonas. A geladeira (92,7%) apareceu com o maior percentual entre os bens prioritários em domicílios do estado, estando presente em 92,7% dos domicílios do Estado.

Em Manaus o eletrodoméstico superou o quantitativo nos domicílios do estado, estando presente em 98,5% dos imóveis.

A máquina de lavar foi identificada como a segunda prioridade nas residências amazonenses, estando em 65,5% do total. Na capital ela estava em 81,5% dos domicílios.

O carro ficou na terceira posição entre as prioridades na aquisição de bens no Amazonas, estando em 25% dos imóveis. Em Manaus os carros estavam, em 2023, em 35,2% dos domicílios. 

Fogão a lenha ou carvão ainda são usados

O gás de botijão se mantém como o combustível mais utilizado para preparação de alimentos no Amazonas, sendo usado em 96,9% dos domicílios (1.18 milhão). Em Manaus ele é utilizado em 705 mil domicílios (96,5%).

Já a lenha e o carvão, apesar da existência de outras fontes de combustível, ainda são usados para preparação de alimentos em 198 mil domicílios do Amazonas (16,1%) e em 24 mil domicílios de Manaus (3,3%). 

Em se tratando das opções mais modernas de combustível para preparação de alimentos, a energia elétrica já é utilizada em 236 mil domicílios no estado (19,2%) e o gás encanado em 25 mil domicílios (2,1%). 

Outros dados revelados pela PNAD sobre os domicílios amazonenses:

  • Do total de domicílios do Amazonas, 18,3% são apartamentos;
  • Mais de 900 mil domicílios estão ligados à rede geral de distribuição de água
  • Serviço de coleta de lixo atende 82% de domicílios no Amazonas; 
  • Média de três moradores vivem nos domicílios do Amazonas
  • Maioria dos domicílios do Amazonas são nucleares (familiares)
  • Faixa de 30 a 39 anos é a maior entre os residentes da capital do Amazonas, em 2023

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *