Com o objetivo de tratar dos detalhes para a vivência do Jubileu Peregrinos de Esperança no ano de 2025, a Arquidiocese de Manaus tem preparado uma gama de programações para vivenciar com profundidade o que propõe Papa Francisco nesse ano santo.
“Vamos encher nosso dia a dia com o dom da esperança que Deus nos dá e permitamos que através de nós ela chegue a todos que a procuram. Não se esqueçam: a esperança não decepciona nunca”, afirmou o Papa.
A a abertura do ano santo em Manaus, que acontece no dia 29 de dezembro, e alguns detalhes sobre o que se tem preparado para animar as peregrinações que devem acontecer durante todo o ano de 2025.
Irmã Rosanna Marchetti apresentou a Cruz Peregrina que deve ser usada nas peregrinações a serem realizadas, inicialmente sendo 11 Igreja de diversas zonas de Manaus em direção à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, ou uma das cinco igrejas do Centro Histórico; e também destacou a grade de programação com os eventos previstos, organizado pelas pastorais ao longo do ano (https://arquidiocesedemanaus.org.br/wp-content/uploads/2024/12/PROGRAMACAO-JUBILEU-2025-ARQUIDIOCESE-DE-MANAUS-2.pdf)
Também se apresentou o hino do jubileu que deve ser cantado durante todo o período de vigência do jubileu (29 de dezembro de 2024 a 28 de dezembro de 2025): https://www.youtube.com/watch?v=lZ01HM5K98o
Padre Geraldo Bendaham afirmou que a Arquidiocese de Manaus deseja proporcionar a todos os fiéis que façam sua experiência, para que todos que não possam ir à Roma tenham a oportunidade de vivenciar o que o Papa propõe e obter a indulgência plenária na realidade local, sempre deixando que o Espírito Santo conduza os momentos desejosos que haja um verdadeiro crescimento espiritual, onde cada coração torne-se um jardim, um canteiro, fecundo onde brotam as graças de Deus.
Pe. Francisco Lima (SDB), pároco do Santuário São José, apresentou uma sugestão de roteiro, a ser distribuído em formato digital, para ajudar na condução das peregrinações. Nele há reflexões para o momento de concentração, contendo leitura da Palavra e motivações; assim como uma breve celebração na chegada à Catedral, para bem vivenciar este momento.
“Rezemos para que o próximo Jubileu nos fortaleça na fé, nos ajude a reconhecer Cristo ressuscitado presente em nossas vidas, e nos transforme em peregrinos da esperança cristã.” (Papa Francisco)