Portal Você Online

CREA-AM realizará em Manaus fórum preparatório para a COP-30

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) promoverá, em Manaus, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, o evento “Pré-COP 30 – Fórum Amazônico de Engenharia, Agronomia e Geociências, um encontro preparatório para a 30a Conferência das Partes do Tratado de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, a COP-30, que acontecerá em novembro em Belém (PA).

O Pré-COP 30 reunirá especialistas, gestores públicos e acadêmicos para discutir o desenvolvimento sustentável com foco na Amazônia, região que estará em destaque nas discussões ambientais que acontecerão em Belém do Pará.

“Recebemos um evento de âmbito nacional, planejado pelo GT Pré-COP do Conselho Federal (Confea), e incorporamos ações locais voltadas, por exemplo, para secretários de estado e de municípios. O objetivo é mostrar como um planejamento técnico, liderado por profissionais habilitados, pode promover sustentabilidade e eficiência nos municípios”, conta a presidente do CREA-AM, Alzira Miranda.

Além dos painéis temáticos, o evento em Manaus contará com quatro minicursos e 16 painéis que abordarão questões como infraestrutura sustentável, mudanças climáticas e saneamento básico. A abertura contará com transmissão ao vivo pela Band News, ampliando o alcance dos debates, que vão destacar o papel crucial desempenhado pelas Engenharias, a Agronomia e as Geociências na construção de um futuro sustentável

Segundo Alzira Miranda, o fórum busca elaborar uma carta com propostas da região Norte, a ser enviada para a COP-30: “Os problemas enfrentados pelos estados da Amazônia brasileira são muito semelhantes. Este evento nos permitirá consolidar essas questões em um documento estratégico, reforçando a importância da sustentabilidade prevista pela ONU.”

A Pré-COP 30 também incentiva a produção de conhecimento, com submissão de artigos científicos até 15 de janeiro. Os melhores trabalhos integrarão a primeira revista científica do CREA-AM, prevista para 2025.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *