Com a meta de plantar 15 mil mudas em 2025, a Prefeitura busca reverter a falta de vegetação na cidade e mitigar impactos ambientais como a seca e as ondas de fumaça.
Apesar de estar localizada no coração da Floresta Amazônica, Manaus é a terceira capital brasileira menos arborizada do país com apenas 23,90% de sua área arborizada, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Apesar de antigos, são esses os parâmetros que norteiam as autoridades.
Na tentativa de reverter este cenário, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima) anunciou nesta semana, novas ações do programa “Manaus Verde”, para minimizar o impacto ambiental que a cidade enfrentou em 2024, como a seca extrema e elevadas “ondas de fumaça”.
De acordo com o prefeito em exercício, Renato Junior, em 2025, 15 mil mudas serão plantadas em 50 espaços públicos da cidade.
“O plantio de árvore é a garantia de sobrevivência da nossa gente. Este ano, a gente vai triplicar o que fizemos só no ano passado. Vamos plantar 15 mil árvores. Arborização e clima da capital são prioridades da nossa gestão”, afirmou.
“Plantio ampliado”
De acordo com a Semmasclima, a cobertura vegetal em Manaus vem sendo ampliada, com o plantio em áreas públicas e distribuição gratuita de mudas à população.
“Em 2024, foram plantadas 5.750 mudas de árvores na cidade. No mesmo ano, o Centro de Produção de Mudas da Prefeitura de Manaus alcançou a marca de 122 mil mudas produzidas.
Deste total, mais de 55 mil mudas foram doadas para a população em 2024, em ações semanais e itinerantes, que contemplam um bairro e zona distinta da capital, além de doações ao público. As demais mudas continuam em crescimento no centro, para distribuições e plantios futuros”, disse por meio de nota.
Ainda de acordo com o órgão, de 2021 a 2024, 23.026 mudas foram plantadas na capital amazonense. No mesmo período, 261.339 foram doadas à população em 213 ações itinerantes.