Portal Você Online

Avião com brasileiros deportados dos EUA faz pouso não programado em Manaus

Avião com brasileiros deportados dos EUA tem confusão durante escala em  Manaus e escorregadores acionados

Pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes de +Manaus, na noite desta sexta-feira (24), o primeiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos com destino ao Brasil desde a posse do presidente Donald Trump. A aeronave, com 158 passageiros a bordo tem como destino final Belo Horizonte, no entanto, precisou passar por manutenção não programada e o voo para Minas Gerais foi adiado.

Segundo informações levantadas pela CNN, os passageiros foram retirados da aeronave e colocados em uma sala do aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus.

Ainda na noite de ontem (24) houve uma reunião em Manaus para tratar do assunto e decidir o que será feito. Se haverá a espera por uma nova aeronave ou se os brasileiros serão recebidos oficialmente na capital amazonense.

A primeira medida tomada por autoridades brasileiras foi comunicar ao americanos para saber se haverá o envio de um novo avião, já que esses deportados seriam recebidos oficialmente no Brasil apenas em Belo Horizonte.

A PF não informou a nacionalidade dos ocupantes, mas o Itamaraty confirmou que 88 são brasileiros. A assessoria do aeroporto de Manaus administrada pela Vinci Airport confirmou apenas que a aeronave pousou, mas não deu mais detalhes.

Entre a noite de quinta (23) e a manhã desta sexta (24), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, utilizou uma rede social para anunciar que 538 imigrantes ilegais, de diferentes origens, já foram presos desde a posse de Trump — incluindo um suspeito de terrorismo, quatro integrantes da gangue Tren de Aragua e outros indivíduos condenados por crimes sexuais contra menores.

Ela disse, ainda, que “centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares”, marcando o início do que ela chamou de “a maior operação de deportação em massa da história”.

“Promessas feitas. Promessas cumpridas”, escreveu Leavitt, destacando que os voos de deportação já começaram. O anúncio reforça a política anti-imigração prometida pela nova gestão de Trump.

A porta-voz publicou, junto com as declarações, fotos de deportados embarcando em uma avião militar. Não há confirmação, entretanto, se trata do voo com destino ao Aeroporto de Confins.

Os deportados deste primeiro voo não foram presos na gestão de Trump. Eles haviam sido retirados das ruas ainda na gestão do ex-presidente Joe Biden, que deixou o cargo na última segunda-feira (20).

Neste ano, já houve outro voo que pousou no Brasil com pessoas deportadas dos Estados Unidos. Isso aconteceu no último dia 10, ainda na gestão de Biden. Havia 100 pessoas a bordo.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *