Portal Você Online

Parlamentar amazonense quer a contratação dos concursados da segurança pública

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) esteve no último domingo (2), no acampamento montando pelos aprovados nos concursos das forças de segurança em frente à sede do Governo do Amazonas, na Avenida Brasil, bairro da Compensa, na zona Oeste de Manaus.

O parlamentar declarou aos manifestantes presentes que a contratação dos aprovados, inclusive aqueles que obtiveram aprovação, mas não conseguiram classificação, o “cadastro reserva”, é uma questão de interesse da sociedade e deve ser prioridade do sistema estadual de segurança pública.

“A Polícia Militar, por exemplo, passou dez anos sem realizar um concurso para novos integrantes. Os mil praças formados em novembro e já incorporados à tropa não representam um ganho efetivo de contingente. Em três anos, ou até mesmo em dois, teremos um número de baixas da mesma quantidade, por ida para a reserva, por afastamento por caso de saúde, por morte. Essa é uma estatística da própria polícia. Trabalhamos hoje com um déficit de, pelo menos, sete mil policiais militares. O necessário são 15 mil e atualmente dispomos de oito mil, já com os praças incorporados em dezembro passado”, afirmou o deputado, que é ex-comandante da PM.

O Comandante Dan declarou que a deficiência em recursos humanos não é privilégio da Polícia Militar, mas uma condição de todo o sistema. Ele fez menção aos bombeiros militares, que atualmente contam com 1.100 combatentes, para um Estado com 1,5 milhão de quilômetros quadrados de florestas e rios, e que sofre com as mudanças climáticas.

De acordo com ele, não existe uma área mais importante que a outra, que o sistema de segurança pública é
composto de muitos pilares. “Quando um deles rompe, o sistema inteiro desmoronará”, afirma.

Segundo ele, tecnologia é importante, mas de nada adiantará se não houver o elemento humano para operar e extrair os resultados. Assim como, equipamentos viaturas e instalações seguras e adequadas são importantes, mas nada disso será útil sem o elemento humano. De acordo com o parlamentar, um exemplo são os mais de 300 novos
fuzis entregues à corporação há uma semana.

“Temos contingente suficiente capaz de portar fuzis em todas as escalas de serviço? Parece que não. Por isso, é importante contratar os aprovados, após os devidos cursos de qualificação. Segurança pública é prioridade à população. Basta olharmos ao nosso redor. Estamos na avenida Brasil, onde ficam as sedes da Prefeitura de
Manaus e do Governo do Amazonas, o guarda corpo do passeio público, ao longo de toda a extensão, tem pichações demarcando território do crime, “A Compensa é CV”. Isso não pode ser encarado como normal”, disse o Comandante Dan.

Representantes dos concursados das Polícias Civil e Militar, dos Bombeiros, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e dos servidores técnico-administrativos da segurança pública estiveram presentes ao acampamento, que funciona em regime de escala de serviço com quatro turnos. A principal pergunta deles ao parlamentar foi a forma que ele pode ajudar ao movimento.

“O movimento de vocês é legítimo e democrático. Não há nada de errado no que vocês estão fazendo. Quero mais uma vez colocar à disposição a Comissão de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social (CSPAJDS) à disposição de vocês, que têm minha palavra que não deixarei de tratar sobre o tema, e realizarei Audiências Públicas, Cessões de Tempo e tudo que for necessário para trazer o problema das contratações à evidência. Realmente é
uma questão de relevante interesse público”, finalizou Câmara.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *