Portal Você Online

Militares da FAB presos no Amazonas por envio de drogas em voos da Força Aérea

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus) realizou nesta quarta-feira (5), a Operação Queda do Céu que terminou com prisão de cinco pessoas – de idades entre 22 e 42 anos, por atuar em um esquema de envio de drogas nos voos da Força Aérea Brasileira (FAB) do município para Manaus.

Três deles – nomes ainda não divulgados – são mitilares da Força Aérea Brasileira (FAB). Também foi preso o responsável por financiar o crime – entorpecentes

Além do tráfico de drogas, ele também vão responder por lavagem de dinheiro.

“Chegamos à conclusão de que isso era feito através da Força Aérea Brasileira por meio de outras três pessoas que prendemos na segunda-feira (3 ). Três militares da FAB ajudavam nesse envio, de colocar pessoas, essas mulas, para fazer essas viagens. Eles mesmo já chegaram a levar drogas a Manaus em voos da FAB”, Grace Jardim.

Grace Jardim disse que ao chegar em Manaus os militares aproveitavam a facilidade na fiscalização e tiravam fotos das drogas para comprovar que haviam chegado à capital. A delegada disse que os responsáveis por receber a carga ainda não foram identificados.

“Era uma verdadeira associação. Cada um tinha uma função. A de um deles era cooptar pessoas na cidade. Claro que São Gabriel da Cachoeira é uma cidade que tem pessoas que precisam, necessitam, tem o PIB [Produto Interno Bruto] mais baixo, e aí essas pessoas eram cooptadas a levar drogas a Manaus no voo. Eles faziam a inscrição das pessoas no voo da FAB e essas pessoas levavam as drogas”, disse a delegada.

Os policiais também identificaram crimes ambientais. “Eles tiravam fotos, comprovavam que a droga chegava em Manaus, e essa pessoa que recebia ainda está em investigação. […] Eles conseguiam, por ser da FAB, uma facilidade maior nessa questão da fiscalização”, disse a delegada.

A operação é desdobramento de uma apreensão de 342 quilos de drogas realizada em 2024, resultado de uma ação integrada entre Polícias Civil e Militar à época.

Na ocasião, um soldado da ativa do Exército Brasileiro e outros dois ex-militares foram presos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *