Projeto Sine Primeiro Emprego busca qualificar alunos finalistas de escolas públicas.
![](https://portalvoce.com/wp-content/uploads/2025/02/65231770-ff35-442b-bf3e-af82732778a4-1024x682.jpg)
O governador Wilson Lima realizou, nesta sexta-feira (7), a abertura do ano letivo de 2025 para 187 mil estudantes na capital com o lançamento do programa Sine Primeiro Emprego.
A iniciativa tem o objetivo de preparar estudantes finalistas para postos de trabalho disponíveis na rede Sine Amazonas, diminuindo o tempo entre a conclusão dos estudos e inserção no mercado de trabalho.
O anúncio do projeto, que faz parte do programa Escola Para o Trabalho, lançado em 2021, foi feito na Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.
Com 825 estudantes matriculados para o ano letivo de 2025, a unidade de ensino conta com uma estrutura completa composta por laboratórios de informática, de ciências, biblioteca e auditório.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.
A ideia é que o piloto do projeto seja aplicado, inicialmente, em três escolas da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Tecnológico Educacional do Amazonas (Iteam).
Na ocasião, um termo de cooperação técnica foi assinado entre os órgãos do Governo do Amazonas para a execução do Sine Primeiro Emprego, com início previsto para o mês de março. A ação é oriunda de emenda do deputado estadual Adjuto Afonso, no valor de R$ 600 mil.
Capacitação
O projeto atenderá, nesta primeira edição, 480 estudantes do ensino médio, com cursos de capacitação para o desenvolvimento de competências necessárias para o primeiro emprego, entre elas: habilidades de comunicação, trabalho em equipe, pontualidade, responsabilidade, capacidade de adaptação e o domínio de ferramentas básicas de informática.
O curso é dividido em módulos e durante seis meses, os alunos serão capacitados e monitorados pela Setemp para verificar sua entrada no mercado de trabalho por meio da Rede Sine Amazonas.
Ano letivo
Para o ano letivo de 2025, mais de 377,7 mil alunos estão matriculados na rede estadual de ensino. Desse total, 187,2 mil são alunos da capital e 190,5 mil do interior do Estado.
O Amazonas possui mais de 600 escolas estaduais, das quais 233 são em Manaus e 371 no interior.
Na terça-feira (04/02), o governador Wilson Lima oficializou a abertura do ano letivo para estudantes da rede estadual dos 61 municípios do estado. A cerimônia aconteceu durante visita à Escola Estadual da Floresta (EEF) José Loureiro da Silva, localizada em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).