
O Polo Naval do Amazonas já abriga a segunda maior indústria naval do país, atrás apenas do Rio de Janeiro. A consolidação do Polo Industrial Naval do Estado tem o potencial de gerar mais de 13 mil empregos diretos e 24 mil empregos indiretos, além de um faturamento anual estimado em 800 milhões de reais.
O Governo Estadual vem buscando consolidar o Amazonas como um centro estratégico de serviços e reparos navais no Brasil.
Para isso, o Estado já concede ao setor naval incentivos no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), variando de acordo com a empresa e atividade.
O Governo Federal também anunciou investimento de 10 bilhões de dólares, em cinco rotas de integração internacional e o Amazonas será beneficiado diretamente pela medida.
É com esse cenário de crescimento e investimento contínuo que Manaus receberá, de 7 a 9 de maio, a segunda edição da NN Logística.
Considerada a maior feira voltada à indústria naval fluvial e de logística da América Latina, o evento cresceu 30% em relação à edição anterior no ano passado e contará com mais de 100 expositores distribuídos em dois pavilhões. Mais de 400 marcas nacionais e internacionais estarão presentes direta ou indiretamente.
O setor de estaleiros e empresas ligadas às atividades portuárias deve ter forte protagonismo no evento.
A organização também prevê debates sobre segurança na navegação fluvial e novas tecnologias na logística marítima, contando com especialistas e representantes de órgãos como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Associação Brasileira de Armadores de Navegação Interior (ABANI).
A feira contará ainda com uma programação técnica diversificada. Entre os destaques estão painéis sobre segurança na navegação na região Norte, instalações hidrossanitárias e elétricas em embarcações e os desafios da saúde mental na logística marítima.
Especialistas como o Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo e o diretor de transporte marítimo da Transpetro, Jones Soares, estão entre os palestrantes confirmados.
A programação completa e as inscrições podem ser feitas através do site https://nnlogistica.com.br/.