Contratação de temporários pelo comércio de Manaus deve aumentar 25% em relação ao mesmo período do ano passado

A pouco menos de dois meses para datas sazonais como Natal e Ano Novo, o comércio de Manaus estima a contratação de dois mil temporários para atender a demanda de fim de ano, 25% a mais do que o mesmo período do ano passado, quando o número de contratos temporários foi de 1,4 mil. A informação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM).
Segundo a entidade, algumas dessas contratações começaram a ser feitas ainda em setembro. O presidente da Fecomércio, Aderson Frota, lembra que os contratos devem ser realizados até dezembro, com possibilidade de efetivação até o término da experiência.
Roupas, sapatos e variedades são itens buscados pela população na hora das compras do fim de ano, por isso o movimento em lojas desse ramo tende a aumentar no período, exigindo a ampliação da mão de obra.
Décimo terceiro
O pagamento do décimo terceiro é visto pelos lojistas como um impulso para o aumento das vendas. Segundo o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ataliba David Filho, 2019 tende a ter um resultado melhor do que o ano passado.
“Apesar de estarmos vivendo um momento de uma economia de altos e baixos vai haver contratação. O natal é a maior data do comércio e vai ter mais dinheiro do que da última vez. A liberação do décimo terceiro vai ajudar a impulsionar as vendas, mais do que no ano passado. Vai injetar dinheiro no mercado”, avaliou o empresário.
Para o presidente da Confederação dos Dirigentes Logistas (CDL Manaus), Ezra Azuri, o momento vai ser bom, se for considerado o desempenho do comércio na última data comercial, o Dia das Crianças.
“Tivemos recentemente o Dia das Crianças, que já nos trouxe um leve aquecimento no mercado. Isso mostra que o Natal vai ser melhor do que o ano passado, o que já é um alento, devido ao atual momento econômico que estamos vivendo. Quanto às contratações, devem ocorrer principalmente a partir de novembro”, explicou.
Aumenta a procura por eletrônicos
O comércio de eletrônicos também deve impulsionar a contratação de mais temporários. A procura por itens como smarphones, comutadores, jogos eletrônicos e tablets, entre outros tem se intensificado, dando origem a um novo tipo de consumo, conforme destacou o presidente da Fecomércio, Aderson Frota.
“Nós tivemos uma modificação do cenário. Antigamente as compras do Dia das Crianças eram voltadas para roupas e brinquedos, agora nós já vemos um item agregado a esse cenário que é o item dos smartphones, dos jogos eletrônicos e isso se soma também então ao final do ano, quando teremos novamente estes itens sendo procurados”, disse.