
Estudantes finalistas da rede pública estadual de ensino de Manaus terão a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho com o lançamento do programa Sine Primeiro Emprego, uma iniciativa do Governo do Amazonas.
Lançado na primeira semana de março e coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), o projeto visa capacitar e incluir jovens nos postos de trabalho disponíveis no Sine Amazonas.
Exclusivo para alunos do ensino médio da rede estadual, o programa oferecerá formação técnica, preparando-os para as exigências do mercado de trabalho.
O Sine Primeiro Emprego é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e o Instituto Tecnológico Educacional do Amazonas (Iteam).
Nesta fase piloto, o programa atenderá 480 alunos de três escolas selecionadas pela Secretaria de Educação:
- Escola Estadual Isaac Sverner e a Escola Estadual Deputado Josué Cláudio de Souza, ambas localizadas na zona Leste;
- e a Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura, na zona Norte.
A capacitação, com duração de seis meses, será focada nas demandas do mercado de trabalho, visando desenvolver habilidades que facilitem a inserção dos jovens nas vagas disponíveis no Sine.
Embora as inscrições nesta fase inicial sejam limitadas às escolas selecionadas, o programa tem planos de expansão nas próximas edições, ampliando a oferta de qualificação para mais alunos..