
Durante reunião em Brasília, na quinta-feira (20), com o governador Wilson Lima, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou que o Amazonas será um dos primeiros Estados da região Norte a receber o sistema Cell Broadcast.
A ferramenta possibilitará o envio gratuito de alertas emergenciais, com dados meteorológicos, ao Governo Estadual e prefeituras, além de exibir avisos na tela de celulares conectados às redes 4G e 5G.
O aviso será acompanhado de um som semelhante ao de uma sirene, mesmo que o celular esteja em modo silencioso, garantindo maior eficácia na comunicação em momentos críticos.
No final de 2024, o Cell Broadcast entrou em operação nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, marcando um avanço na comunicação, permitindo que autoridades avaliem riscos e implementem respostas rápidas com antecedência.
Diferente dos SMS, as mensagens são enviadas instantaneamente para todos os celulares conectados às antenas de telefonia na área de risco, independentemente da operadora.
Além disso, o sistema exibe mensagens em pop-ups, janelas que surgem sobre qualquer conteúdo aberto no celular.
Manaus
O prefeito de Manaus, Davi Almeida, também anunciou nesta semana a aquisição de um radar meteorológico de última geração e nove estações meteorológicas, que permitirão prever tempestades com mais precisão e antecedência.
Além disso, reforçou as medidas emergenciais adotadas após o temporal, nas últimas 24 horas, com um volume de 86,2 milímetros, causando alagamentos e deslizamentos, incluindo o que resultou na morte da líder comunitária Sâmia Maciel, na comunidade Fazendinha.
Prevenção e conscientização
A prefeitura tem trabalhado para fortalecer a prevenção de desastres naturais. Atualmente, Manaus conta com 11 ecobarreiras instaladas nos igarapés para evitar o acúmulo de lixo e reduzir enchentes. No período de 1º a 19 de março, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizou a remoção de 936.780 toneladas de lixo e sedimentos dos leitos dos igarapés. Paralelamente, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Semulsp executam a dragagem de seis igarapés e intensificam a coleta de resíduos.
Além dos investimentos em tecnologia e infraestrutura, a prefeito reforça a importância da conscientização da população. O descarte inadequado de lixo é um dos grandes fatores de alagamento na cidade. “Muitas vezes, o problema não é jogar lixo no igarapé, mas sim deixar nas ruas, onde a chuva carrega para os bueiros e obstrui o escoamento. Precisamos mudar essa cultura”, alertou o prefeito.
A Prefeitura de Manaus seguirá emitindo alertas, via SMS, e intensificando as ações de limpeza e dragagem de igarapés para reduzir os riscos de enchentes. “Foram décadas sem políticas habitacionais efetivas, e agora estamos correndo contra o tempo para dar dignidade às pessoas. Esse trabalho não se resolve em um dia, mas estamos avançando e vamos continuar firmes para proteger nossa população”, concluiu o prefeito de Manaus, David Almeida.
A gestão David Almeida segue mobilizada para mitigar os impactos das chuvas e prevenir novos desastres, a partir de investimentos em infraestrutura, tecnologia e assistência social. A população pode colaborar seguindo as orientações das autoridades e utilizando os canais oficiais para relatar situações de risco.