
Manaus viveu mais um apagão na noite desta quarta-feira (2), após uma sucessão de falta de energia na cidade nos últimos dias. A concessionáriao do fornecimento do serviço, reconhecidamente enfrenta problemas técnicos e financeiros e encontra-se em meio a uma venda da empresa com processo na Justiça.
A luz foi embora exatamente, às 22h07, em todas as regiõess da cidade. Imediatamente, mensagens tomaram conta dos grupos de WhatApps e redes sociais informando sobre a falta de energia e relatando alguma experiência com a ausência energética. A Ponta Negra, cartão postal de Manaus, e um das áreas mais valorizadas da capítal amazonense, ficoucompletmente às escuras. Até a iluminação pública das ruas sumiu. Apenas alguns dondomínios residenciais com geradores faziam inveja aos vizinhos desprovidos do equipamento.
Mais uma vez, a Amazonas Energia, comunicou, por meio de nota, que o sistema nacional foi desligado provocando a falta de energia. Leia nota abaixo na íntegra:

O apagão acontece após a AgêncianNacional de Energia Elétrica (Aneel) definir que o mês de abril terá Bandeira Tarifária Verde porque os reserevatórios da usinas de geração de eneregia estsarem dentro das mcondições ideiais. Essa não é a primeira vez esta semana que os manauaras ficam sem luz. Às 23h10 começaram a aparecer mensagens de que a enegia estava voltando em alguns lugares da cidade.
Em seguida a assessoria e imprensa da concessionária duvulgou comunicado sobre o retorno da energia. Veja:
Blecaute em Manaus e Região Metropolitana – 02.04.25 – (ATUALIZAÇÃO)
Assessoria de Imprensa
A Amazonas Energia informa que, às 22h06, ocorreu o desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná pertencente ao Sistema Interligado Nacional (SIN), causando a interrupção do fornecimento de energia para o Estado do Amazonas.
Às 22h54, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a retomada gradativa de carga para a recomposição do sistema afetado.
A Amazonas Energia agradece a compreensão e coloca seus canais de atendimento à disposição.