Portal Você Online

Semana Nacional da Saúde: Amazonas recebe atividades gratuitas; programação

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), promove uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. As atividades, que fazem parte da 1ª Semana Nacional da Saúde, serão realizadas desta quarta-feira (9) a sexta-feira (11), na sede da SES-AM e nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e à Melhor Idade (Caimis), Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Policlínicas, Hospitais e maternidades das zonas sul e norte de Manaus.

As atividades têm à frente o Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus). O objetivo do fórum é fortalecer a integração entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de contar com a colaboração de órgãos e entidades públicas e privadas da área da saúde.

A programação da SES-AM, durante a Semana Nacional da Saúde, contará com várias atividades educativas, entre as quais: orientações nutricionais com exposição de alimentos; palestras sobre saúde mental; e práticas integrativas com o uso de aromaterapia.

As atividades acontecerão das 8h às 12h e das 14h às 17h, e são voltadas para pacientes e profissionais da saúde. O objetivo é promover conhecimento e educação em saúde de forma acessível e inclusiva.

Programação da SES-AM

Na quarta-feira, a programação inclui palestras sobre orientações para uma alimentação saudável e sobre práticas integrativas e complementares de cuidado, como a aromaterapia e a reflexologia. As ações serão realizadas no Caic Alexandre Montoril, no bairro Petrópolis; na Policlínica Codajás e no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Sul, ambos na Cachoeirinha; e no SPA Zona Sul, na Colônia Oliveira Machado.

Na sexta-feira, acontecerão duas palestras: uma voltada para orientações nutricionais; e outra com o tema “Cuidando da mente – Estratégias para prevenir o Burnout”, apresentada em formato de exposição dialogada. As ações serão promovidas no Caimi André Araújo, no bairro Nova Cidade; no Hospital Francisca Mendes e na Maternidade Dona Nazira Daou, ambos na Cidade Nova 2; na Policlínica João dos Santos Braga, no SPA Eliameme Rodrigues Mady e na Maternidade Azilda da Silva Marreiro, todos localizados na Nova Cidade.

Iniciativa

A Semana Nacional da Saúde no Poder Judiciário foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da Resolução CNJ n.º 576/2024, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A iniciativa, promovida pelo Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, visa fortalecer a integração entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de contar com a colaboração de órgãos e entidades públicas e privadas da área da saúde. Grupos em situação de vulnerabilidade formam o público-alvo.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *