
Na véspera da data que marcaria os 71 anos de Roberto Dinamite, a noite deste sábado (12) foi marcada por muitas homenagens ao maior ídolo da história vascaína. E a maior delas acabou vindo de dentro de campo. Com dois gols de Vegetti e um de Rayan, o Vasco bateu o Sport por 3 a 1 e garantiu presença na parte de cima da tabela do Brasileirão. Hugo Moura, contra, descontou o placar.
Precisando vencer para acalmar os ânimos da torcida — e dar sobrevida ao pressionado técnico Fábio Carille —, o Vasco começou levemente melhor diante do Sport. Teve uma grande chance aos 13′, em chute de Coutinho da entrada da área.
Mas, nos 15 minutos que se seguiram, o que se viu foi amplo domínio visitante em São Januário, que passou a jogar basicamente no campo no ataque, sem dar qualquer sossego ao Vasco. Tanto que, aos 28, uma sequência de trocas de passes na área cruzmaltina fez a torcida perder a paciência e vaiar pela primeira vez.
Sorte do Vasco que o time tem Vegetti em boa fase. Aos 31, o atacante aproveitou assistência de Coutinho e, da pequena área, fez o gol do desafogo. Nove minutos mais tarde, o mesmo Vegetti ampliou de cabeça após cruzamento de Nuno Moreira. Os jogadores do Sport reclamaram de falta no lance, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio, após analisar o VAR, confirmou o gol.
Os 2 a 0 do primeiro tempo deveriam dar alguma tranquilidade ao Vasco para o segundo tempo, mas não foi isso o que se viu. O Sport voltou melhor, novamente fazendo pressão no campo de ataque. E descontou logo aos 9 minutos, quando Hugo Moura tentou tirar em cobrança de escanteio, mas acabou mandando contra a própria meta.
A partir daí, a atmosfera foi de tensão no São Januário. O Sport seguiu com mais volume de jogo, mas sem conseguir criar chances claras de gol. E o Vasco apostou nos contragolpes para decidir. Aos 37, Payet lançou Rayan, que invadiu a área e chutou rasteiro na saída de Caíque França, decidindo o jogo.
Com o resultado, o Vasco terminou o sábado na 3ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 6 pontos. O Sport, por sua vez, ocupa provisoriamente a vice-lanterna, com apenas 1 ponto. Na próxima terça-feira (15), o clube carioca encara o Ceará, no Castelão. Os pernambucanos recebem o Red Bull Bragantino no dia seguinte.