
A Operação Feriado Prolongado, deflagrada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), iniciou na noite da quinta-feira (17) e finalizou na madrugada desta terça-feira (22), nas blitze da Lei Seca foram registrados 64 casos de alcoolemia, além de uma tentativa de suborno e fuga no momento da fiscalização.
Segundo o balanço da operação, as fiscalizações foram executadas em pontos estratégicos da cidade e nas rodovias AM-070 (Manoel Urbano) e AM-450 (Rapidão), e Torquato Tapajós (antigo trecho da AM-010), totalizando 1.321 abordagens e 402 autuações.
As infrações mais contabilizadas foram conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado (68), dirigir sob a influência de álcool (64), conduzir motocicleta, sem capacete de segurança (44), dirigir sem ter CNH (33) e conduzir motocicleta transportando passageiro sem capacete com 32 autuações.
Conforme o diretor-presidente do Detran Amazonas, David Fernandes, o objetivo da ação foi salvar vidas e reduzir os riscos de acidentes.
Ainda durante a Operação Feriado Prolongado, na avenida Sócrates Bomfim, bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus, um condutor ao perceber a equipe da fiscalização, fugiu, além de, no momento da abordagem, tentar subornar um dos agentes, sendo também constatado após o teste que o mesmo estava sob efeito de álcool, configurando crime de trânsito. O condutor foi conduzido ao 19º DIP pela equipe do Detran Amazonas.

Segundo o coordenador adjunto da Fiscalização do Detran-AM, Therson Lima, todo o efetivo participou dos cinco dias de operações intensificadas.
“Foram mais de 60 agentes de trânsito nas ruas, além de todo o aparato tecnológico que o Detran fornece, onde estivemos presentes também, nas principais entradas e saídas da cidade, com o intuito de preservar vidas também nas estradas”, salientou o coordenador.
A Unidade de Controle Interno (UCI) do Detran Amazonas também se fez presente nas abordagens durante o feriado, instruindo os agentes e ouvindo a população a respeito de melhorias nas fiscalizações.
Fiscalização no interior
Além da capital, em Parintins, município (distante 369 quilômetros de Manaus), a fiscalização do Detran-AM, na madrugada do domingo de Páscoa (20), durante a Operação Parintins Mais Segura, abordou 122 veículos, resultando em 12 remoções e 8 notificações. Além disso, nove condutores testaram positivo para alcoolemia e dois recusaram fazer o teste.
No decorrer da fiscalização, em uma das abordagens realizadas, um menor de 17 anos foi apreendido por dirigir sob efeito de álcool, sem ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e portando uma arma falsa, sendo posteriormente encaminhado para a 3ª Delegacia Especializada de Parintins.
Ação integrada foi em conjunto com a Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT), o 11º Batalhão da Polícia Militar e o Comissariado da Infância e Juventude do município.