
A meningite é uma doença séria que, nos estágios iniciais, pode ser confundida com um simples resfriado. Diante disso, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) , reforça o alerta para a população sobre os sintomas e medidas preventivas.
Os principais sinais incluem dor de cabeça, febre e vômitos, especialmente quando acompanhados de cansaço extremo, irritação, rigidez na nuca ou convulsões.
Comemorado nesta quinta-feira (24), o Dia Mundial de Combate à Meningite tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos, sintomas e formas de prevenção da doença, que pode evoluir rapidamente e causar sequelas graves ou até a morte.
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, foram confirmados 117 casos de meningite no estado entre janeiro e dezembro de 2024, e 33 casos da doença de janeiro a março deste ano. Infectologistas reforçam a importância de procurar atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas.
A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como vírus, bactérias e fungos.
Como se prevenir?

A melhor forma de prevenção é a vacinação. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas para diversas faixas etárias e grupos prioritários, incluindo:
1 – Meningocócica C – Protege contra o sorogrupo C;
2 – Meningocócica ACWY – Abrange os sorogrupos A, C, W e Y;
3 – Haemophilus influenzae tipo B – Previne meningite por Haemophilus influenzae;
4 – Pneumocócica 10-valente – Protege contra o Streptococcus pneumoniae.
Para receber a vacina em Manaus, a população deve comparecer a uma das unidades da Semsa e apresentar um documento oficial de identidade, CPF ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No site manaus.am.gov.br/semsa, é possível consultar os endereços e horários de funcionamento das unidades de saúde.
Além disso, na rede privada, há a opção da vacina contra o meningococo do grupo B, ainda não incluída no calendário do SUS.
Outras medidas essenciais também alertam para evitar contato próximo com pessoas infectadas, higienizar as mãos com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, e manter os ambientes bem ventilados.
Em caso de diagnóstico positivo de meningite, é fundamental que todas as pessoas que tiveram contato próximo ao paciente procurem um serviço de saúde.