
A população de Humaitá e Porto Velho vai participar de reuniões técnicas, organizadas pela Amazonas Energia, nas duas cidades, onde, na ocasião, serão apresentandos os estudos ambientais do projeto de interligação elétrica de Humaitá ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
A primeira reunião será no Oscar Hotel Executive, na Avenida 7 de Setembro, no Centro de Porto Velho (RO), na manhã desta segunda-feira (5). O segundo encontro será realizado, às 18h, da próxima quinta-feira (8), na quadra Poliesportiva da Escola Patronato Maria Auxiliadora, no Centro de Humaitá.
Os encontros foram recomendados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a integração, já que atualmente o município amazonense é abastecido por usina térmica a óleo diesel. Humaitá passará a ter uma fonte de energia mais limpa, segura e contínua, a partir da construção de uma linha de transmissão com 210 quilômetros de extensão.
O projeto prevê também a implantação de dois transformadores de 20 MVA cada, que irão garantir a confiabilidade no fornecimento e permitir a expansão do consumo para atender ao crescimento da cidade de Humaitá e o desenvolvimento da região.
Durante as reuniões técnicas, serão apresentados:
• O traçado da linha de transmissão;
• As premissas e conceitos para as liberações fundiárias;
• Os equipamentos e estruturas previstos para a nova subestação de Humaitá;
• Os impactos ambientais e as ações de mitigação e compensação;
• Os ganhos para a qualidade do fornecimento de energia e para o meio ambiente.
A interligação de Humaitá ao SIN representa um passo importante para a modernização do setor elétrico do município e as reuniões são essenciais para tornar o processo mais transparente, participativo e alinhado com as necessidades da população.