
Evo Morales deixou a Bolívia rumo ao México , na madrugada desta terça-feira, depois que o governo de Andrés Manuel López Obrador enviou um avião de sua Força Aérea para buscá-lo. O presidente demissionário estava em Chimoré, no departamento (estado) de Cochabamba, desde domingo, quando anunciou sua renúncia sob pressão da oposição, policiais e militares.
O avião mexicano partiu da Bolívia por volta das 23h de segunda-feira (horário de Brasília), pousando para uma escala em Assunção às 1h35 da manhã de terça. A decolagem do Paraguai ocorreu por volta das 5h30, após a aeronave ser reabastecida e confirmar sua rota de voo. O tempo estimado de voo entre a capital paraguaia e a Cidade do México é de sete a oito horas.
Segundo o jornal mexicano El Universal, o atraso na saída teria sido causado por uma negativa do governo peruano para que ela utilizasse seu espaço aéreo. De acordo com o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, o governo paraguaio também teria oferecido asilo para Morales, que optou pelo México.