
O pai do senador Eduardo Braga (MDB), empresário Carlos Braga, morreu ontem (11) aos 99 anos no Hospital Adventista de Manaus, onde estava internado há um mês. O velório está sendo realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery, ao lado da Arena da Amazônia, a partir das 9h, desta segunda-feira (12).O enterro será no cemitério São João Batista às 16h.
O empresário foi um dos maiores empreendedores do Amazonas desde a década de 60, quando deixou o Pará para se instalar no estado vizinho, criando o grupo Braga, com investimentos principalmente no mercado automotivo, gerando muitos empregos e renda na capital amazonense.
Carlos inspirou ainda vários outros políticos e gestores que costumava receber em sua histórica residência na Morada do Sol. Ali manteve, até meados da década passada, um escritório pelo qual passaram quase todos os políticos que exerceram cargos eletivos no Amazonas nas últimas quatro décadas.
Especialmente no período em que o filho exerceu os cargos de prefeito de Manaus e governador do Amazonas, ele atuava como intermediador de conflitos resolvendo problemas, sempre muito discretamente.
Vindo do Oeste do Pará, a família Braga criou um grupo empresarial forte e de prestígio em Manaus no ramo automotivo. Foram pioneiros no mercado e uma das primeiras famílias paraenses a adotar o Amazonas como casa e alvo de investimentos, bem antes da instalação da Zona Franca de Manaus.
A família esperava que o empresário de 99 anos que saísse para comemorar o aniversário de 100 anos, em setembro. Ele deixa cinco filhos, netos e bisnetos.
Por meio de uma nota, a família comunicou o falecimento. “Com profundo pesar, o senador Eduardo Braga comunica o falecimento, na noite deste domingo, do pai, Carlos dos Santos Braga, aos 99 anos. A família está consternada pela perda de um homem honrado, exemplo de integridade, fé e de amor”
Nas redes sociais, o senador Eduardo Braga fez uma homenagem logo após a morte ressaltando as qualidade do pai:

A Câmara Municipal de Manaus expressou profundo pesar pelo falecimento de Carlos. Em nota oficial, mencionou que ele era um homem de caráter exemplar, respeitado por sua integridade, fé e amor à família. A nota também ofereceu condolências ao senador Eduardo Braga e a todos os seus entes queridos,


