
Moradores da comunidade Monte Sinai, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, receberam nesta segunda-feira (12), os registros definitivos de seus imóveis. Ao todo, foram entregues 71 títulos definitivos registrados às famílias da região.
A ação é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), onde até o momento, já foram praticados 603 atos registrais da Comunidade Monte Sinai no Cartório Sumaúma, responsável pela ação.
Em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a secretária da Sect, Renata Queiroz, reforçou o papel da ação. “A regularização fundiária é um trabalho fundamental de política habitacional como solução de moradia para a população do Estado. É um anseio muito grande da população que aguarda muito tempo para ter segurança jurídica“, reforçou.
Durante o evento, Aníbal Resende, titular do 6º Ofício de Registro de Imóveis, destacou à reportagem sobre a importância social e econômica da regularização na comunidade. “Imóvel regular significa acesso ao direito de moradia, significa impulso à economia do Estado, acesso ao microcrédito“, disse.
O coordenador dessas ações também anunciou que, para 2025, estão previstas mais ações em 14 comunidades da capital amazonense, principalmente na região do bairro Santa Etelvina, na zona Norte.
A audiência pública, que ocorreu na sede do Cartório Sumaúma, contou ainda com a presença da deputada estadual Joana Darc, que lidera a Frente Parlamentar de Moradia e Regularização Fundiária, e do vereador Diego Afonso, presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana da Câmara Municipal de Manaus (CMM).


