Pelo menos 100 animais, entre silvestres e domésticos, foram resgatados nesta terça-feira (12) em uma casa na comunidade Val Paraíso, Zona Leste de Manaus. Segundo a polícia, todos os animais eram guardados em gaiolas e estavam em situação de maus-tratos. Um casal de irmãos que mora no local foi preso.
Segundo o tenente Gonçalves, os irmãos que moram na casa não apresentaram nenhum documento de origem dos animais. “De acordo com os suspeitos, eles utilizam o local pra tratar os animais. Muitas pessoas que eles conhecem deixam os animais aqui para eles cuidarem, mas verificamos que não tem muita condição para executar esse tipo de serviço no local”, explicou.
A retirada de todos os animais e gaiolas de dentro da casa durou mais de cinco horas e contou com o apoio de policiais militares, civis e demais voluntários. A delegada Carla Biagge, da Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), afirmou que o casal de irmãos que mora no local foi preso em flagrante.
Muitos animais foram encontrados em estado crítico de saúde, enjaulados, com pelagem emaranhada, machucados, fezes por todo canto aparentemente com muitos dias sem higienização, entre muitos outros fatores que caracterizam maus-tratos.
“Alguns dos animais vão para o Ibama, no caso os silvestres. Outros vão para Ongs, no caso os domésticos. Eu nunca tinha visto uma situação tão crítica de animais em cativeiro, animais sofrendo, que estão aparentemente doentes e debilitados. É uma situação deplorável”, comentou.