
A partir deste mês, o Ibama passou a divulgar publicamente os dados da sua Ouvidoria por meio de um painel digital atualizado diariamente.
A ferramenta permite acompanhar denúncias, reclamações, sugestões e pedidos de informação registrados pela população por meio da plataforma Fala.BR.
De acordo com o Ibama, o objetivo do painel é permitir uma visão atualizada e clara da atuação da Ouvidoria, fortalecendo o controle social e a transparência institucional.
Entre os dados disponíveis estão denúncias, elogios, reclamações, sugestões, solicitações e pedidos de acesso à informação. No painel, é possível filtrar os dados por período, assunto, tipo de manifestação e áreas mais demandadas do Ibama.
Além disso, o sistema permite verificar o tempo médio de resposta e o número de manifestações ainda em análise, o que reforça a transparência e a participação social na gestão ambiental.
Dados do Amazonas
No caso do Amazonas, de janeiro de 2024 a 15 de maio de 2025, o painel mostra que o Ibama recebeu 396 manifestações da população.
Desse total, 216 foram denúncias, 144 comunicações, 18 reclamações e 15 solicitações. Também foram registradas 2 sugestões e 1 elogio.
Os principais temas das manifestações no estado foram:
- Desmatamento: 98 manifestações (24,7%)
- Animais silvestres em cativeiro: 51 (12,8%)
- Incêndios e queimadas: 37
- Degradação ambiental: 36
- Poluição ambiental: 20
A população pode continuar enviando manifestações pelo telefone 0800 061 8080 ou pela internet, por meio da plataforma Fala.BR.
