
FOTOS: Cláudio Heitor/Arquivo Secom
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alerta que proprietários de veículos com placas de final 9 no Amazonas devem efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até o dia 29 de novembro. A data é o prazo final para o pagamento em cota única do imposto e do licenciamento veicular.
O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, reforça que o pagamento do IPVA é uma das etapas para realizar o licenciamento do veículo, que abrange o pagamento do Seguro DPVAT, taxas do Departamento de Trânsito e multas, se houver. O licenciamento é um procedimento anual e obrigatório que autoriza o veículo a circular pelas vias, atestando que o automóvel se encontra em conformidade com as normas de segurança.
Leia também: Detran Amazonas parcela dividas em até 12 vezes
https://portalnahora.com/detran-amazonas-parcela-dividas-em-ate-12-vezes/
No ranking das infrações mais flagradas em operações de trânsito realizadas pelo órgão, conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado aparece em primeiro lugar. De janeiro a outubro de 2019, foram registrados 9.350 autos desse tipo de infração, o que corresponde a 24% a mais se comparada ao mesmo período de 2018, quando foram 7.517 motoristas foram autuados por dirigir com licenciamento atrasado.
A infração é gravíssima e gera multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para esse caso, o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ainda prevê a remoção do veículo.
Após a quitação dos débitos, os proprietários devem agendar, por meio do site do Detran-AM, o local, data e horário para recebimento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).