
A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 será liberada nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, no site da Receita Federal. O lote inclui restituições de declarações atuais e também de anos anteriores.
A Receita Federal informou que aproximadamente 6,2 milhões de contribuintes receberão o crédito bancário da restituição do IR no próximo dia 30 de maio, totalizando R$ 11 bilhões — o maior valor já pago em um único lote. A liberação coincide com o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, celebrado em 25 de maio.
Do total, mais de R$ 7,8 bilhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo:
- 240.081 pessoas com mais de 80 anos;
- 2.346.445 pessoas entre 60 e 79 anos;
- 199.338 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave;
- 1.096.168 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Além disso, 2.375.076 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via PIX também receberão a restituição neste primeiro lote.
Como consultar a restituição
Para saber se o nome está na lista, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. Há opção de consulta simples e consulta completa, acessando o extrato de processamento no Portal e-CAC. Caso identifique pendências, é possível retificar a declaração.
A Receita também oferece um aplicativo para celulares e tablets com as mesmas funcionalidades, permitindo o acompanhamento da liberação e da situação cadastral do CPF.
Pagamento e reagendamento
O valor da restituição será depositado apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Se houver erro nos dados bancários ou falha na conta destino, o pagamento não é realizado.
Nesse caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito pelo Portal BB ou pelos telefones:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (outras localidades)
- 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)
Para reagendar, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.
Caso o contribuinte não resgate a restituição em até um ano, poderá solicitar novamente pelo Portal e-CAC, na seção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.