Portal Você Online

GP de Mônaco: Norris consegue pole inédita na bandeirada

Lando Norris leva pole no GP de Mônaco da F1 2025 — Foto: Clive Rose/Getty Images

Mesmo que a Ferrari tenha ensaiado uma repetição de 2024, quando venceu o GP de Mônaco com Charles Leclerc, quem levou a melhor na classificação deste sábado (24) em Monte Carlo foi a McLaren. Lando Norris conquistou mais uma pole para a equipe, superando na bandeirada a volta do monegasco da Ferrari com o giro de 1m09s954. Oscar Piastri completa o top 3, e Gabriel Bortoleto largará em 16º na prova deste domingo (25).

Essa foi a primeira pole da McLaren em Mônaco desde 2007, quando o time conquistou uma dobradinha no grid de largada comandada por Fernando Alonso, com Lewis Hamilton em segundo. Também será a primeira vez que Norris larga da posição de honra no Circuito de Monte Carlo.

A Ferrari confirmou o bom ritmo apresentado nas sessões livres, mas passou a ter a concorrência da líder do campeonato, McLaren, que não teve dificuldades em suplantar todas as voltas mais rápidas da rival italiana. Verstappen, que surgiu bem no TL3, apareceu menos; e a RBR ainda acabou desfalcada pela eliminação de um Yuki Tsunoda insatisfeito com a estratégia em 12º.

A primeira volta de Bortoleto foi a mais lenta no decorrer do Q1, mas ele conseguiu subir para 13º com um novo giro nos minutos finais. O brasileiro, porém, acabou entrando na zona de eliminação perto da bandeirada e sua última volta, de 15º, não foi suficiente para evitar que Hadjar o tirasse do top 15.

Como a F1 selecionou a gama mais macia de pneus para a etapa, os médios de 2025 são equivalentes aos macios de 2024, razão pela qual equipes como a Ferrari, Williams e Aston Martin arriscaram com os compostos no Q2. As duas primeiras, retornaram aos macios no fim e a última, avançou ao Q3 com Fernando Alonso. Esteban Ocon e Alexander Albon também calçaram médios para o segmento final.

O treino ainda teve duas bandeiras vermelhas, sucedendo um fim de semana de muitos incidentes; uma foi acionada pela batida de Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes. A outra foi por uma quebra de George Russell, também da equipe alemã, que fica fora do top 10 inicial pela primeira vez em 2025.

A largada do GP de Mônaco está prevista para as 10h (horário de Brasília) deste domingo (25). 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *