Enfermeiros e técnicos de em enfermagem de empresas terceirizadas da saúde receberá do governo nos dias 20/11 e 20 /12

Os técnicos de enfermagem terceirizados das unidades de saúde do Estado que estão há seis meses sem receber salários informaram que vão parar suas atividades a partir de segunda-feira.
Em reunião, na tarde desta quarta-feira (13), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Serviço de Saúde do Amazonas (Sindipriv-AM), no bairro Raiz, em Manaus, eles votaram por não aceitar a proposta do governo.
Segundo o sindicato, o governo propôs pagar dois meses de salários atrasados e a primeira parcela do 13º salário no dia 20 de novembro e pagar mais dois meses atrasados e e a segunda parcela do 13º salário no dia 20 de dezembro. Os técnicos com salários atrasados representam 80% da mão de obras dos hospitais, maternidades e pronto-socorros e outras unidades do Estado.
Por unanimidade os enfermeiros decidiram pela greve por tempo indeterminado. Após a decisão, eles promoveram uma manifestação contra o governo estadual e fecharam a Avenida Tefé por cerca de 40 minutos, causando problemas ao trânsito.
Outro lado
Empresas terceirizadas da saúde receberá do governo nos dias 20/11 e 20 /12 para pagamento de enfermeiros e técnicos de em enfermagem’
O pagamento das empresas terceirizadas da saúde, responsáveis pela contratação de enfermeiros e técnicos em enfermagem, vai ser antecipado para os dias 20/11 e 20 /12 pelo Governo do Amazonas. A informação foi anunciada pela presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Casa, deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP).
De acordo com a parlamentar, a proposta discutida na reunião com representantes de 11 prestadoras desses serviços, realizada na última sexta-feira, é uma resposta ao trabalho desenvolvido entre Governo e Assembleia. A antecipação do pagamento destas duas competências foi solicitada, para que as empresas pudessem dar uma contrapartida maior aos servidores.
“Desde o início do ano temos trabalhado para resolver os problemas da saúde. Em dez meses, já tivemos algumas conquistas como o remanejamento do FTI exclusivo para o interior. Inclusive, já está na pauta de dezembro, a discussão pelo fim da terceirização, inclusive com o compromisso por parte do Governo, de absorver estes servidores que já tem um conhecimento da área”, ressaltou Mayara .
Ainda segundo a deputada, esses são os primeiros passos de um longo caminho para qualificar os serviços no Amazonas. E outros temas importantes estudados pela Comissão e pelo gabinete parlamentar, como a carreira de médico de estado, vão estar na pauta de discussões desta Casa.
“Aproveitei meu discurso na tribuna, para fazer um convite aos deputados de uma reunião, na próxima quinta-feira (14), aqui na Assembleia, para debater a saúde materno infantil, com a presença do Ministério Público do Estado. Um tema de grande repercussão e essencial para o setor”, reforçou .


