
A Prefeitura de Manaus vem fortalecendo a atenção à saúde bucal de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com a oferta de atendimento odontológico especializado no Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), na zona Centro-Oeste.
De 2021 até o ano passado, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) prestaram mais de 11,9 mil atendimentos a jovens assistidos pelo centro, vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasc).
Os cirurgiões-dentistas e técnicos de saúde bucal da Semsa que atuam na Eamaar são capacitados para atenção a pessoas com necessidades especiais, especificamente TEA. Conforme a necessidade de suporte ao paciente, os tratamentos são realizados no consultório odontológico do centro de referência ou encaminhados ao hospital infantil Dr. Fajardo, por meio de parceria entre as instituições.
A gerente de Saúde Bucal da Semsa, Cláudia Carvalho, relata que o atendimento odontológico no Espaço Amigo Ruy teve reforço na gestão do prefeito David Almeida e da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, com aumento no total de consultas e procedimentos nos últimos anos. A demanda no centro, ela informa, é inteiramente atendida com equipes de saúde bucal e insumos da secretaria municipal.
Cláudia acrescenta que os atendimentos em odontologia no Eamaar utilizam aparelho para administração de óxido nitroso, promovendo a sedação consciente do usuário durante o tratamento, de forma segura, indolor e não invasiva. A técnica, ela explica, reduz a irritabilidade e agitação frequentes em jovens com TEA, favorecendo a intervenção dos profissionais de saúde.
Atendimento hospitalar
Quando a necessidade de suporte ao paciente inviabiliza o tratamento ambulatorial no Eamaar, nos casos de crianças e adolescentes com autismo severo, de grau 3, os atendimentos são encaminhados ao centro cirúrgico do hospital Dr. Fajardo, no bairro Centro, zona Sul.
O coordenador do atendimento odontológico no Eamaar e integrante da equipe do hospital infantil, cirurgião-dentista Luiz Marcelo Costa, informa que, nos últimos seis anos, 275 pacientes autistas assistidos no centro municipal, com idades de 2 a 16 anos, realizaram tratamento cirúrgico e restaurador com anestesia geral na unidade hospitalar.
Os atendimentos na unidade, explica Luiz Marcelo, iniciam com exames laboratoriais pré-operatórios, que são avaliados pelo cirurgião-dentista e pelo pediatra, para marcação do procedimento. Após o tratamento no hospital, o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia, com retorno após sete dias para avaliação clínica no Eamaar.
Unidades básicas e CEOs
Além dos jovens assistidos no Eamaar, a Semsa Manaus oferta ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde bucal a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), crianças, adolescentes, adultos e idosos, inclusive com diagnóstico de TEA, de forma gratuita.
O atendimento inicial deve ser realizado nas unidades básicas da rede municipal, sendo Unidades de Saúde da Família (USFs) e policlínicas, que ofertam ações de educação em saúde bucal, consultas de avaliação e atendimento clínico ambulatorial, incluindo procedimentos de baixa complexidade, como restaurações, extrações e remoção de tártaro.
Os casos que exigem atenção especializada ou procedimentos de maior complexidade são encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Semsa. A secretaria conta com um centro em cada zona distrital de saúde da área urbana, Norte, Leste, Oeste e Sul, além de um CEO em convênio com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Os CEOs ofertam serviços especializados em odontologia, incluindo tratamento de canal, cirurgia oral menor, atendimento a pessoas com deficiência, biópsias dos tecidos orais, periodontia, odontopediatria, ortodontia preventiva e prótese dentária.
Para atendimento nas unidades básicas e policlínicas, os usuários devem apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência e cartão do SUS.
Centro de referência
Em atividade há 12 anos, o Eamaar oferta atendimento integral em Educação, Assistência Social e Saúde a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 meses a 14 anos, com ou sem diagnóstico de TEA. O centro de referência multiprofissional conta com pediatra, neuropediatra, psiquiatra, enfermeiro, odontólogo, nutricionista, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, pedagogo, psicopedagogo e educadores físicos.
Os atendimentos em odontologia no Eamaar, realizados por equipes de saúde bucal da Semsa Manaus, totalizaram 1.687 no ano de 2021, 1.225 em 2022, 3.927 em 2023 e 5.157 em 2024, somando 11.996 em todo o período.
O atendimento no centro é ofertado mediante cadastro pelos pais ou responsável legal, com a apresentação de encaminhamento clínico ou pediátrico para avaliação de TEA pelo SUS; RG, CPF e comprovante de residência dos pais ou responsável; certidão de nascimento, RG e CPF da criança ou adolescente, caso tenha; cartão do SUS da família; declaração escolar; e Cadastro Único – NIS.
O Espaço Amigo Ruy fica na rua Jacintho Botinelly, 380, bairro Alvorada 2, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os números para contato são (92) 3656-4004 e 98842-1015.
Transtorno
Em Manaus, 27.636 pessoas, ou 1,3% da população, têm diagnóstico de autismo, de acordo com dados do Censo 2022, divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Brasil, o levantamento demográfico identificou 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de TEA, ou 1,2% da população do país, com maior prevalência entre os grupos etários na faixa de 5 a 9 anos (2,6%).
O autismo ou TEA é um distúrbio no desenvolvimento neurológico, marcado por déficits e dificuldades na comunicação e interação social, padrões de comportamento repetitivo e estereotipado, associado a repertórios restritos de interesses e atividades.
O diagnóstico precoce do transtorno, por meio de consulta com um profissional pediatra ou neuropediatra, favorece os resultados do tratamento, capaz de melhorar a qualidade de vida da pessoa e ajudar no desenvolvimento da autonomia.