Portal Você Online

Aeroporto de Manaus começa operação para Festival de Parintins com mais de 200 voos extras

o Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, administrado pela VINCI Airports, lançou na manhã desta quarta-feira (18) operação especial para o Festival Folclórico de Parintins 2025, com a expectativa de receber 214 voos comerciais extras durante o período.

Representantes do Aeroporto de Manaus, da Azul Linhas Aéreas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Amazonastur e Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo apresentaram detalhes sobre o receptivo turístico elaborado.

Uma feira inédita de economia criativa vai comercializar produtos e shows de artistas dos bois Caprichoso e Garantido, o que vai impactar mais de 100 mil passageiros nacionais e estrangeiros que usarão o aeroporto no período do festival folclórico.

Realizado entre os dias 27, 28 e 29 de junho, o Festival de Parintins arrasta milhares de brincantes para a ilha tupinambarana e é um dos períodos de maior movimentação no aeroporto de Manaus.

A malha aérea foi ampliada com voos comerciais extras entre Manaus e Parintins. O volume de passageiros que vão sair da capital amazonense com destino a Parintins deve registrar incremento superior a 10% com voos comerciais e da aviação geral. O período de pico de viagens ocorrerá entre os dias 25 e 30 de junho.

Segurança reforçada

Para absorver esse aumento no fluxo de passageiros, o Aeroporto de Manaus reforçou sua equipe operacional, com atenção especial aos serviços de limpeza, atendimento e informações ao público. As forças de segurança, incluindo Polícia Federal e Polícia Militar, contarão com o apoio do sistema de videomonitoramento do terminal.

A fiscalização de bagagens, o controle de acesso a áreas restritas e o patrulhamento nas áreas públicas também serão intensificados.

Aeroporto como janela de promoção turística

A promoção turística e o fomento à economia local são os principais objetivos da Feira de Economia Criativa que ocorre neste ano, no Aeroporto de Manaus. Além de exporem e comercializarem seus produtos, os microempreendedores participam de oficinas focadas nos negócios. A iniciativa segue o código de cultura da companhia de transformar os aeroportos sob sua administração em portais de desenvolvimento que conectam regiões, estimulam a economia local e fortalecem o turismo.

O Gerente de Operações do Aeroporto de Manaus, Overlach Campos, destaca: “A operação especial que montamos para o Festival de Parintins reflete nosso compromisso com a valorização da cultura local e com a experiência dos passageiros. Ao promover apresentações culturais e a feira com microempreendedores regionais, estamos conectando culturas e territórios, estimulando a economia criativa e celebrando a diversidade. Mais do que um ponto de partida ou chegada, queremos que o aeroporto seja um espaço de cultura, acolhimento e inspiração”.

Esse é o segundo ano que o aeroporto administrado pela VINCI Airports faz parceria com o governo amazonense para promover o turismo e a cultura locais durante o Festival de Parintins. O secretário executivo de cultura do Amazonas, Cândido Jeremias, destaca: “Vamos estar com apresentações artísticas, receptivo e a feira de economia criativa, que são esses empreendedores culturais, que vão ter oportunidade também de vender seus artesanatos nesse período. É uma oportunidade de geração de emprego e renda e para o turismo”, disse.

Aeroporto de Parintins

Aeroporto Júlio Belém se prepara para uma operação especial durante o 58º Festival Folclórico da cidade, um dos maiores eventos culturais do país. Entre os dias 25 de junho e 1º de julho, a expectativa é de que mais de 20 mil passageiros passem pelo terminal.

O número recorde representa um crescimento de quase 12% em relação ao mesmo período de 2024, quando 17.882 passageiros utilizaram o aeroporto. Localizada a 370 quilômetros de Manaus, a cidade tem cerca de 102 mil habitantes.

O aumento expressivo na movimentação exige infraestrutura reforçada e operações ainda mais eficientes. Para o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, Parintins desempenha um papel estratégico no desenvolvimento da região Norte, impulsionado por seu potencial turístico.

“Investir na infraestrutura do aeroporto tem impacto direto no crescimento do município e de toda a região, pois permite oferecer serviços de melhor qualidade a quem utiliza o terminal aéreo, além de fortalecer o turismo como motor de desenvolvimento econômico e social”, destacou Franca.

O aeroporto de Parintins será incluído na primeira fase do Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) que prevê a transferência da gestão de aeroportos regionais à iniciativa privada, por meio de um modelo simplificado e competitivo. As concessionárias vencedoras dos lotes do leilão previsto para 2025 poderão incorporar esses ativos aos seus contratos, com contrapartidas como a extensão dos prazos de concessão.

A expectativa é que o novo modelo estimule investimentos contínuos na modernização da infraestrutura aeroportuária, melhore a qualidade dos serviços prestados e promova maior integração da aviação regional à malha aérea nacional.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *