
O técnico da seleção brasileira feminina de futebol Arthur Elias encerrou o último treino com a equipe antes do amistoso fora de casas contra a França, nesta sexta (26), a partir das 16h10 (horário de Brasília).
Será o confronto derradeiro do escrete feminino, antes da estreia na Copa América, em 13 de julho, em Quito (Equador). Nesta quinta (26), Elias finalizou a preparação de quatro dias com a equipe, no estádio Jacques Forestier, em Aix-les-Bains.
Ele comandou o segundo treino com todas as 23 convocadas – oito delas só puderam se juntar ao grupo após o último fim de semana, por competirem com seus clubes no Campeonato Paulista.
A seleção encara a França nesta sexta (27) no Stade Del Apes (Estádio dos Alpes), em Grenoble. Brasileiras e francesas já duelaram 13 vezes, e a equipe Les Blues desponta com sete vitórias. Houve também cinco empates e um triunfo inédito do Brasil no ano passado: a vitória histórica por 1 a 0, com gol Gabi Portilho, que classificou a amarelinha às semifinais da Olimpíada de Paris.
Vice-campeãs olímpicas, as brasileiras ocupam a quarta posição no ranking da Fifa, enquanto as francesas amargam a 10ª posição. Mas a distância no ranking pode não significar muito no atual momento. A equipe adversária passa por uma reestruturação desde os Jogos de Paris. O novo grupo conta com jogadoras de grandes clubes europeus (Lyon, Paris Saint-Germain e Chelsea). O time vem treinando desde o último dia 11 para esse período de Data Fifa.
Ao longo deste ano, a seleção somou seis vitórias em oito amistosos contra equipes bem ranqueadas da Fifa (Colômbia, Austrália, Estados Unidos e Japão), que valeram de preparação para a Copa América, a principal competição de 2025. Foram seis vitórias, uma delas inédita contra as norte-americanas (2 a 1) na casa das adversárias, no segundo jogo – no primeiro a seleção foi superada por 2 a 0. Também houve um empate no primeiro duelo contra a Colômbia (1 a 1).