Portal Você Online

Suframa e Embrapa alinham ações para desenvolvimento regional e agropecuária

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram uma reunião para consolidar ações de cooperação voltadas ao desenvolvimento regional e ao fortalecimento da pesquisa agropecuária.

O encontro ocorreu nesta semana na sede da Suframa e teve como objetivo alinhar os termos de um Protocolo de Intenções entre as duas instituições.

Participaram da reunião o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva; o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, substituto, Rafael Gouveia; e a coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional, substituta, Caroline Vital.

“O nosso objetivo é transformar esse potencial que temos em desenvolvimento, utilizando os recursos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Isso precisa ser encarado como a nossa nova semente. A Embrapa tem um papel fundamental nesse processo, ajudando a trabalhar nossos insumos, capacitar a juventude e gerar empregos, permitindo que esses profissionais permaneçam na região. Queremos formalizar isso por meio de um Acordo de Cooperação”, afirmou o superintendente Bosco Saraiva.

Representando a Embrapa, estiveram presentes o diretor-executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Clenio Pilon; a diretora-executiva de Administração, Selma Beltrão; o chefe-geral e o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental (AM), Everton Cordeiro e Luiz Antonio Cruz; e o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental (PA), Walkymário Lemos.

De acordo com Clenio Pilon, diretor de PD&I da Embrapa, o encontro reforça a intenção de ampliar as ações conjuntas.

“Estamos aqui com nosso conjunto de gestores da Embrapa na região Norte para colocar a nossa rede à disposição. Nosso foco é promover o desenvolvimento e a inclusão socioprodutiva, seja no campo ou na cidade”, disse.

“A aproximação com a Suframa é estratégica, pois permite unir desafios e soluções, levando a pesquisa agropecuária para dialogar também com a indústria, especialmente com essa nova perspectiva da indústria 5.0, que busca agregar valor a partir de produtos inovadores com origem na própria agricultura”, destacou Pillon.

O próximo passo será a avaliação da minuta do protocolo de intenções, elaborada pela Embrapa.

A expectativa é que, após a assinatura do documento, as equipes avancem na construção de um plano de trabalho conjunto, com ações voltadas para fortalecimento da pesquisa, desenvolvimento e inovação na região de abrangência da Suframa.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *