
O Festival Folclórico do Complexo Social Urbano (CSU) do bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul, foi reconhecido como como Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Manaus.
A medida foi sancionada pela administração municipal e consta no Diário Oficial do Município (DOM).
Dentre os objetivos dispostos na Lei 3.525 estão: a intenção de preservar e valorizar as tradições culturais da comunidade, a promoção da inclusão social e o fortalecimento da identidade cultural local e o incentivo a participação da população em atividades culturais e folclóricas.
A nova lei também dispõe sobre a atuação da Manauscult, que deve implementar políticas públicas que garantam a preservação e promoção do Festival Folclórico, além de incentivar a realização de eventos culturais que destaquem as tradições e manifestações artísticas locais.
O órgão municipal também deve estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas para o fomento do festival, que neste ano aconteceu desde o dia 5 de junho até esse domingo, 6/7. Tradicional, o festejo é popularmente conhecido como “Arraial do CSU”.
Com parque de diversões, danças populares, pontos gastronômicos e mais, o Festival Folclórico do CSU do Parque 10 já teve 43 edições. No ano passado, o evento não aconteceu por conta de obras que eram realizadas no espaço utilizado.