Projeto Rondon: iniciou nesta semana sua 98ª edição. Foco na inclusão social, na redução de desigualdades regionais e no fortalecimento da soberania nacional.

Intitulada de Operação Amazonas, a iniciativa contará com a participação de 262 rondonistas – estudantes universitários, voluntários, de 25 instituições de ensino superior de todo o país.
O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento da cidadania, com foco na inclusão social, na redução de desigualdades regionais e no fortalecimento da soberania nacional.
A Operação Amazonas segue até o dia 27 de julho em 12 municípios do interior do estado: Careiro da Várzea, Anamã, Anori, Barcelos, Urucurituba, Santa Isabel do Rio Negro, Rio Preto da Eva, Tefé, Tabatinga, Manaquiri, Fonte Boa e Alvarães.
Uma das frentes da missão será conduzida a bordo do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) da Marinha do Brasil, ampliando o alcance das ações nas áreas mais remotas.
O projeto é uma ação interministerial do governo federal, em parceira com os governos estaduais e municipais, além das próprias universidades e faculdades.
De acordo com o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira e coordenador regional da Operação Amazonas, Aldivan Dantas Pereira Pinto – os estudantes participantes realizam capacitações com os agentes públicos dos municípios e a população local em oito áreas temáticas: saúde, educação, direitos humanos, justiça, meio ambiente, cultura, comunicação, trabalho, tecnologia e produção.
Compromisso com a Amazônia
A presença do Projeto Rondon no Amazonas tem caráter histórico e simbólico. Foi no estado que, em 2005, foi realizada a operação que marcou o relançamento do projeto, tendo como sede o município de Tabatinga, que, em 2025, volta a receber uma equipe de Rondonistas. Desde então, o Amazonas já recebeu seis operações do Projeto Rondon, o que reafirma a relevância estratégica da região para a política pública de extensão universitária.
Legado
Entre 2005 e 2025, o Projeto Rondon realizou 97 operações em 1.392 municípios de 24 unidades da federação. Nesse período, 26.621 Rondonistas foram capacitados e mais de dois milhões de pessoas foram impactadas diretamente, entre agentes públicos, produtores, professores e lideranças comunitárias.
A cobertura da Operação Amazonas será realizada por uma equipe de comunicação formada por Rondonistas, que acompanharão de perto todas as frentes de atuação, compartilhando os resultados, os desafios e as histórias por meio das redes sociais oficiais do Projeto Rondon, ampliando a transparência e a visibilidade da iniciativa.
Sobre o Rondon
O Rondon é um projeto coordenado pelo Ministério da Defesa que visa à integração social, envolvendo a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções para os problemas de comunidades carentes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e ampliando o bem-estar da população.
Nesta operação, participam 26 universidades de todo o Brasil e 262 estudantes e professores, que desenvolverão atividades em 12 municípios do Amazonas.
Dentre seus objetivos estão: contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do país, e consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.
Além disso, busca estimular no estudante a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.