Portal Você Online

Dia da Pizza:brasileiros consomem 1 milhão de pizzas por dia

7 Receitas de Pizza Toscana + Inúmeras Modos de Preparos para Você Variar o  Cardápio do Fim de ...

Hoje o Brasil celebra o Dia da Pizza, uma data que homenageia a um dos alimentos mais consumidos do país de origem italiana. Segundo a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, os brasileiros consomem cerca de 1 milhão de pizzas por dia, sendo São Paulo o maior polo consumidor, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Derivada de tradições italianas do século 18, especialmente em Nápoles, a pizza como conhecemos hoje é uma fusão de elementos culturais de diversos lugares. No Brasil, o alimento queridinho ganha até adaptações inusitadas — como a pizza de feijoada e a de cuscuz. 

Embora associada à Itália, a base de massa com produtos por cima já aparecia entre diversos povos antigos, conforme a antropóloga e historiadora Ellen F. Woortmann.  No entanto, foi na Itália que essa combinação se configurou efetivamente como “pizza”, inclusive com esse nome.

A pizza também passou por transformações. Até alguns anos atrás, Woortmann lembra que só existia pizza salgada, como era originalmente servida. Depois, surgiu a versão doce — não apenas como um complemento, mas como uma categoria própria. “Hoje em dia, é comum pedir uma pizza salgada e, como sobremesa, uma doce.”

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luiz Carvalho, em 1985. Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as dez melhores receitas de mozzarella e marguerita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário determinou a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

A pizza é um fenômeno cultural de popularização mundial que atravessa fronteiras, adapta-se a paladares e carrega simbolismos que vão além da culinária. Celebrar o Dia Mundial da Pizza é, portanto, reconhecer a força de uma comida simples que se tornou expressão global de afeto, convivência e pertencimento.

No Pará essa fusão de culturas ganha sabor próprio com a crescente valorização da gastronomia amazônica em formatos tradicionais da culinária global.

A ideia de incorporar sabores amazônicos a pizzas tem se fortalecido nos últimos anos. O movimento se alinha à valorização da cultura alimentar regional e ao interesse crescente do público por experiências gastronômicas autênticas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *